Semifinais do Cariocão Betnacional 2023: onde assistir, escalações e como apostar

Mais um fim de semana decisivo no Cariocão 2023 vem chegando. Os segundos jogos das semifinais decidirão neste fim de semana os grandes finalistas do campeonato carioca.

O Fluminense recebe o Volta Redonda no Maracanã, às 16h (de Brasília) deste sábado, enquanto o Flamengo enfrentará o Vasco da Gama às 18h do dia seguinte, também no Maracanã.

Os jogos de ida das semifinais da Taça Rio também estão marcados para este sábado. O 5º colocado na tabela do estadual dos cariocas, Botafogo, busca terminar sua participação erguendo a taça do que acabou virando o título de consolação das equipes cariocas. 

de-arrascaeta-flamengo-x-vasco-cariocao-2023
De Arrascaeta marcou belo gol de fora da área no jogo de ida contra o Vasco

Taça Guanabara e Taça Rio: como é o atual formato do Campeonato Carioca?

Desde 2021 em seu novo e atual formato, o campeonato carioca vem dividindo opiniões. Afinal, quem não lembra da sua antiga estrutura, com os 2 turnos? Mais conhecidos como Taça Guanabara (1º turno) e Taça Rio (2º).

Com a nova mudança em sua forma de disputa, a Taça Guanabara passou a ser a fase principal da competição, disputada entre as 11 melhores equipes da competição do ano anterior e o campeão da última edição do Cariocão Série A2.

Portanto, 12 equipes disputam o título da Taça Guanabara, que fica com o líder da tabela ao fim da 11ª e última rodada. Já a Taça Rio passou a ser uma competição disputada apenas pelas equipes classificadas do 5º ao 8º lugar na tabela da Taça Guanabara.

Por isso, passou a ser considerada uma taça de consolação para as equipes cariocas, bem menos valorizada.

É disputada em paralelo com as semifinais do Cariocão, disputada somente pelos 4 melhores colocados na tabela da Taça Guanabara, que em 2023 foram Fluminense (campeão), Vasco da Gama, Flamengo e Volta Redonda, respectivamente.

Fluminense foi o grande campeão da Taça Guanabara 2023

Tanto as semis do Cariocão, quanto da Taça Rio, são disputadas em cruzamento olímpico. Isto é, o melhor classificado pega o pior classificado (1º enfrenta o 4º, e 5º pega o 8º, no caso) e os demais classificados se enfrentam (3º contra o 4º, e 6º contra o 7º).

Os vencedores das partidas se encontram na grande final e assim se definem o campeão carioca e o vencedor da Taça Rio.

As finais, assim como as semifinais, são disputadas em jogos de ida e volta com vantagem de mando de campo no jogo de volta para os melhores colocados na tabela (pontos e saldo de gols). Não há gol qualificado e, em caso de empate no placar agregado, a decisão é na cobrança de pênaltis.

Como chegam as equipes para as semifinais do Cariocão 2023?

Flamengo e Fluminense, já garantidos na 3ª fase da Copa do Brasil 2023, não tiveram nenhum compromisso durante a semana. Já Vasco e Volta Redonda foram a campo na busca por suas vagas na próxima fase da competição nacional.

O Volta Redonda enfrentou o Atlético-GO, na última quarta-feira (15), em partida válida pela 2ª fase da Copa do Brasil. Após o empate em 1 x 1 persistir no placar durante o tempo regulamentar, o Voltaço venceu o Dragão por 5 x 4 na disputa por pênaltis.

O Vasco foi de longe a grande decepção da rodada. Depois de não conseguirem balançar as redes do ABC do Rio Grande do Norte, a partida terminou empatada nos 90 minutos e a decisão também foi para os pênaltis.

Com suas duas últimas cobranças, desperdiçadas por Pedro Raul e Orellano, o Vasco perdeu de 5 x 6 para a equipe potiguar, que teve somente sua 3ª cobrança perdida por Walfrido. Com a classificação, tanto ABC quanto o Volta Redonda embolsam importantes R$2,1 milhões em premiação. Confira a seguir o resultado dos jogos de ida das semifinais do Cariocão:

  • Flamengo 3 x 2 Vasco
  • Volta Redonda 2 x 1 Fluminense

Já as semifinais da Taça Rio terão seus jogos de ida a partir deste fim de semana, com os confrontos Nova Iguaçu x Audax Rio e Portuguesa RJ x Botafogo.

marcelo-apresentacao-fluminense
Marcelo, novo reforço tricolor para 2023, já treina com o elenco de Fernando Diniz.

Semifinais do Cariocão Betnacional 2023 – Jogos de volta

 

Fluminense x Volta Redonda

Local: Estádio Maracanã (Rio de Janeiro)

Data e horário: 18 de março (sábado), às 16h de Brasília.

Arbitragem: Wagner do Nascimento Magalhães (FIFA)

Onde assistir: Band (TV aberta), Bandsports (TV fechada) e Band Play (streaming)

Prováveis escalações: 

 

Fluminense – Fábio; Samuel Xavier, Nino, David Braz e Alexsander; André, Martinelli, PH Ganso; Jhon Arias, Keno e Cano. Treinador: Fernando Diniz.

Desfalques: Manoel, Jorge e Gustavo Apis (lesionados).

 

Volta Redonda – Vinicius; Iuri, Alix, Sandro Silva e Ricardo Sena; Bruno Barra, Dudu e Luciano; Luizinho, Pedrinho e Lelê. Treinador: Rogério Corrêa.

Desfalques: Daniel Felipe (lesionado).

 

Odds para o resultado do jogo na Betnacional:

 

Fluminense – 1.31

Empate – 4.86

Volta Redonda – 8.20

 

Vasco x Flamengo

Local: Estádio Maracanã (Rio de Janeiro)

Data e horário: 19 de março (domingo), às 18h de Brasília.

Arbitragem: Bruno Arleu de Araújo (FIFA)

Onde assistir: Band (TV aberta), Bandsports (TV fechada) e Band Play (streaming)

Prováveis escalações:

 

Vasco – Léo Jardim; Puma Rodríguez, Capasso, Léo, Lucas Piton; Matias Galarza, Andrey, Jair, Alex Teixeira (Nenê), Gabriel Pec e Pedro Raul. Treinador: Maurício Barbieri.

Desfalques: Gabriel Dias, Riquelme e Miranda (lesionados).

 

Flamengo – Santos; Pablo, Fabrício Bruno e Rodrigo Caio; Matheuzinho, Vidal, Gerson e Ayrton Lucas; Arrascaeta, Gabigol e Pedro. Treinador: Vítor Pereira.

Desfalques: Bruno Henrique, Erick Pulgar, Filipe Luís, David Luiz (lesionados).



Odds para o resultado do jogo na Betnacional:

 

Vasco – 3.73

Empate – 3.41

Flamengo – 1.82

 

Semifinais da Taça Rio 2023 – Jogos de ida

 

Nova Iguaçu x Audax

Local: Centro de Treinamento Laranjão, em Nova Iguaçu (Rio de Janeiro).

Data e horário: 18 de março (sábado), às 15h30 de Brasília.

Arbitragem: Alexandre Tavares Vargas de Jesus (CBF)

Onde assistir: CariocãoTV (streaming)

Prováveis escalações: 

 

Nova Iguaçu – Max; Márcio, Matias, Matheus Alves e Léo Fernandes; Léo Índio, Gustavo Nicola e Luã Lúcio; Ewerton, Ezequiel e Breno. Treinador: Carlos Vitor.

Desfalques: Nenhum

 

Audax – Leandro; Lucas Mota, Thomás Kayck, Kaio Cristian; Miticov, Valderrama e Higor Leite; Emerson Urso, Pablo Thomaz e Julinho. Treinador: Caio Couto.

Desfalques: Nenhum

 

Odds para o resultado do jogo na Betnacional:

 

Nova Iguaçu – 2.27

Empate – 3.09

Audax – 3.07

 

Portuguesa RJ x Botafogo

Local: Estádio Luso-Brasileiro, na Ilha do Governador (Rio de Janeiro).

Data e horário: 18 de março (domingo), às 18h de Brasília.

Arbitragem: Felipe Gonçalves da Silva Paludo (CBF)

Onde assistir: Band (TV aberta), Bandsports (TV fechada) e Band Play (streaming)


Compartilhe:

Deixe um comentário