Quem é o jogador holandês acusado por tráfico de drogas?

Há quem diga que o holandês Quincy Promes, de 32 anos, é o jogador mais procurado do momento, o que não seria mentira nenhuma. Afinal, não estamos falando de procura por interesse esportivo não… Desde 2023, o jogador vem sendo alvo de uma investigação da promotoria de justiça holandesa por tráfico de drogas entre outros crimes. O mais surpreendente é que esta nem é a primeira condenação do atleta que atualmente defende o Spartak Moscou, da Rússia. Saiba todos os detalhes dessa história na leitura a seguir!

Envolvimento com tráfico de drogas

Se há uma notícia que chocou o futebol holandês em 2023 foi o drama envolvendo o atual ponta-direita do Spartak de Moscou. O atacante, que vestiu a camisa da seleção neerlandesa entre 2014 e 2021, está sendo acusado de tráfico de drogas desde maio de 2023, envolvendo quase 1 tonelada e meia de entorpecentes.

O jogador marcou 7 gols em 50 jogos pela equipe principal dos Países Baixos, tendo disputado a Eurocopa de 2021. Desde então o jogador não foi mais convocado pelo treinador Ronald Koeman.

Segundo os investigadores, o réu, que reside em Moscou, na Rússia, teme ser preso de forma preventiva se pisar em solo holandês neste momento. Na verdade, enquanto Promes permanecer no país em que atua profissionalmente, ele continua “intocável” para a justiça holandesa. Visto que o país natal do atleta não possui acordo de extradição com o governo russo.

 

Julgamento em andamento

O Ministério Público (MP) recomendou nesta quarta-feira, 24, a condenação do atleta revelado pelo FC Twente sob alegações de seu suposto envolvimento no contrabando em larga escala de cocaína pelo porto de Antuérpia, na Bélgica.

O MP sugeriu para o Tribunal Distrital de Amsterdã que Promes cumpra nove anos de prisão. Seu advogado afirmou que a acusação não tinha evidências suficientes para condenar Promes. Um veredito ainda será emitido pelo Tribunal no dia 14 de fevereiro.

Promes, de 32 anos, não estava presente em seu julgamento. O atleta com passagens por clubes da UEFA Champions League, como Sevilla e Ajax, atualmente defende o Spartak, da Premier League Russa. Apesar das tentativas do MP de trazê-lo para prestar depoimento nos Países Baixos, Promes se ausentou do julgamento.

 

Rede criminosa

Segundo a promotoria, o atacante do Spartak tinha contatos com grandes traficantes de drogas, incluindo um dos maiores chefes do narcotráfico no país. O suposto co-réu do futebolista foi identificado como Piet W., um homem de 55 anos natural de Almere, também suspeito de dois assassinatos e acusado de comandar uma grande operação de tráfico de cocaína na Holanda.

Outro acusado no crime compareceu à audiência desta quarta-feira e teve uma sentença de oito anos de prisão decretada pelo MP. O nome do co-réu é Marylio V., um parente distante de Promes. O homem natural de Purmerend tem os mesmo 32 anos do ex-jogador da seleção holandesa, e está sob custódia desde abril do ano passado.

O Departamento de Justiça da Holanda afirmou que as investigações indicam com clareza que tanto o atacante, quanto Marylio e outros participaram da atividade criminosa envolvendo dois carregamentos de cocaína, em 2020.

Acredita-se que tanto Promes quanto V. desempenharam um papel crucial no contrabando de drogas, orquestrando o esquema de tráfico e coordenando as atividades. Conforme o investigado pelos procuradores, Promes também fez um grande investimento financeiro no esquema. Ele estava, portanto, um “degrau acima” em relação a Piet V.

A dupla operava com discrição e trabalhava calculadamente, contratando terceiros para realizar o “trabalho sujo”, como coletar a droga nos portos. O atleta, que soma 6 gols e 6 assistências no campeonato russo da temporada 2023/24, foi representado por seu advogado, que afirmou que o cliente não compareceu à corte porque tinha outros compromissos.

jogador-de-futebol-acusado-por-agressao-e-trafico-de-drogas
Promes segue “refugiado” em Moscou, onde permanece imune de quaisquer sentenças

Condenado por crime de agressão

Sim, é isso mesmo que você está lendo. Quincy Promes também já foi acusado por agressão, após (pasmem!) esfaquear o próprio primo. Embora Quincy Promes sempre tenha refutado as alegações, os promotores na Holanda avaliaram que havia evidências substanciais para justificar uma condenação penal.

O jogador, de 32 anos, enfrentou acusações relacionadas a um episódio no qual seu primo foi apunhalado no joelho. O suposto crime ocorreu em 2020, na Holanda, enquanto o atacante ainda atuava pelo Ajax. Apesar de ter sido absolvido das acusações mais graves de tentativa de homicídio e homicídio culposo, ele foi sentenciado por crime de agressão.

A decisão judicial fundamentou-se nos depoimentos de dois espectadores e na análise de conversas em seu telefone. Como era de se esperar, o atual jogador do Spartak não esteve presente no país durante a proclamação da sentença, residindo na Rússia até os dias de hoje. O atleta que hoje está em sua segunda passagem pelo clube russo, foi ordenado a pagar uma indenização de €7.000 à vítima na época.

O tribunal enfatizou que a pena teria sido menos severa, com aproximadamente seis meses a menos de prisão, caso ele tivesse participado da audiência e demonstrado algum arrependimento. É válido destacar que Promes mantém o direito de apelar dessa decisão perante instâncias superiores.


Compartilhe:

Deixe um comentário