Análise dos Grupos da Copa do Mundo

Fala galera! Copa do Mundo chegando, sempre uma oportunidade de lucrar muito.

Vou trazer nesse artigo uma breve análise sobre os grupos e seleções, comentando o que penso sobre cada um e quem acho que deve se classificar.

Grupo A

Vou começar o artigo polemizando: NÃO APOSTEM NO BRASIL! Pelo menos não nos mercados convencionais de ML e handicaps. As odds a favor do time canarinho estão extremamente superestimadas por jogar em casa. Para a estreia contra a Croácia, as odds em DNB estão Brasil @1.062 x Croácia @11. Isso é subestimar a inteligência do apostador e menosprezar toda a tensão do jogo de estreia e a qualidade da ótima seleção croata, que é da mesma escola da seleção da Sérvia, que impôs imensas dificuldades ao Brasil.

Isso posto, ademais do Brasil, que deve se classificar inevitavelmente, acredito que a Croácia seja superior aos outros dois do grupo. O time do leste europeu conta com muia consistência defensiva, força física, disciplina tática e qualidade de criação e definição. Destaque para os meias Rakitic e Modric e para os centroavantes Olic e Mandzukic.

O México tem sido a asa negra do Brasil nos últimos anos, mas já foi suplantado facilmente na Copa das Confederações e não creio que venham ao Mundial para fazer papel de destaque. Com uma seleção muito inconstante, devem disputar o segundo lugar com a Croácia. De vantagem para os mexicanos pesa o clima e o fato de a Copa ser disputada na América do Sul, o que os fará se sentir mais em casa.

Camarões não deve constituir grande perigo. Mesmo tendo arrancado um empate contra a Alemanha, os africanos ainda são muito dependentes do veterano Samuel Eto’o e estão em meio a uma crise com a federação.

Acredito em Brasil e Croácia passando de fase aqui.

grupo a

 

Grupo B

Atual campeã, a Espanha não chega em alta ao Mundial. Mesmo assim, e ainda com aquele futebol inócuo de troca de passes constantes, os espanhóis tem um dos melhores times do mundo e devem ser temidos, acredito que se classifiquem em primeiro do grupo.

A Holanda passa por um período de renovação, em um esquema diferente e com muitos jovens. Dependência extrema de Sneijder, Robben e Van Persie. Não vejo os holandeses indo longe nessa Copa.

Não será surpresa inclusive se a Holanda cair na fase de grupos, já que o grupo B conta com o embalado Chile, uma das sensações da Copa. Contando com ótimos valores no meio-ataque como Aránguiz, Vidal, Valdivia, Sanchez e Vargas, o time do técnico Jorge Sampaoli apresenta um futebol de extrema técnica e sabe jogar com a bola nos pés. O problema do time é defensivo e de estatura. Com jogadores muito baixos, o time chileno deve sofrer na bola aérea, principalmente contra os holandeses.

A Austrália, de certo, será o saco de pancadas do grupo.

Sendo ousado, aposto em Espanha e Chile passando às oitavas.

grupo b

Grupo C

Aqui temos o grupo mais equilibrado da Copa na minha visão, não coloco minha mão no fogo por nenhuma das seleções.

A Costa do Marfim conta com ótimos talentos individuais como Yaya Touré e Drogba, além da condição física que deve favorecer os africanos, tendo em vista o clima brasileiro, mas ainda tem muitas falhas na parte tática.

O Japão é muito bom tecnicamente e tem uma disciplina tática impressionante, mas é uma das seleções que mais deve sentir o clima do país, além de ter problemas quanto ao porte físico reduzido.

A Colômbia foi uma das sensações das eliminatórias, mas a vejo como um tanto quanto superestimada nesse momento. Tem a vantagem de jogar “em casa”, na América do Sul, mas não sei até que ponto o time vai saber lidar com a perda de sua referência, Falcão Garcia, em um grupo tão complicado.

A Grécia, tida por muitos como uma seleção fraca, pode muito bem se classificar para as oitavas com aquele futebol chato, burocrático, explorando sempre a bola alçada na área. É um time extremamente copeiro e isso não pode ser menosprezado.

Sem convicção alguma, acredito que Costa do Marfim e Japão passem à próxima fase.

grupo c

Grupo D

Para alguns, o grupo da morte. Pelo menos em tradição e camisa.

A Itália na minha visão tem o melhor time do grupo. Muito bem postada taticamente por Cesare Prandelli, a Azurra conta com o peso da camisa e jogadores que viveram excelentes temporadas por seu clube.

A Inglaterra, como sempre, tem um time razoável no papel, mas não assusta em campo. Futebol engessado, sem criatividade, extremamente falho quando precisa buscar o jogo. Não vejo os Ingleses indo longe na Copa e também não seria surpresa caso não passassem sequer de fase.

Eu não gosto do time do Uruguai. Mas é inegável que o time sabe jogar esse tipo de competição, não a toa foi o time que mais impôs dificuldades ao Brasil na Copa das Confederações. Muito entrosado, com planos de jogo bem definidos e contando com o espetacular Luis Suárez no ataque, acredito que o Uruguai, por enfrentar a Costa Rica na primeira rodada, deve largar com 3 pontos e dificultar muito para o lado que sair perdedor entre Inglaterra e Itália, o qual terá que se abrir e buscar o jogo, tudo que os uruguaios desejam.

A Costa Rica é limitadíssima, vai tentar se superar no físico, talvez até arrume algum bom resultado já que nenhuma das três outras seleções tem um futebol incontestável, mas deve terminar na lanterna mesmo assim.

Vou de Itália e Uruguai aqui.

grupo d

Grupo E

A França chega a Copa sem sua principal estrela, Frank Ribery, que foi cortado. Ribery participou diretamente de nada mais nada menos do que 73% dos gols franceses antes da Copa. Uma ausência que deve ser bastante sentida pelo time que já não terá Nasri, por opção do técnico. Mas mesmo assim acredito nos franceses para se classificarem e fazerem uma Copa digna.

Se engana quem pensa que a Suíça é um ferrolho defensivo e vai jogar todo jogo para segurar o 0x0. De 2010 para cá, a seleção mudou da água para o vinho, conta com bons talentos ofensivos e deve fazer uma Copa bastante aceitável. Acredito que se classifiquem para as oitavas.

O Equador evoluiu demais. Deixou de ser um time dependente da altitude e fez uma baita campanha nas eliminatórias sul-americanas. Pesa também aos equatorianos o clima e o fato de se sentirem em casa. O confronto inicial contra a Suíça deve definir o grupo, quem vencer deve se classificar fatalmente às oitavas. Em caso de empate, vejo uma leve vantagem para os suíços.

Honduras é o pior time do grupo tecnicamente. A seleção da América Central, entretanto, supera isso na vontade. Sempre atrás da linha da bola, batendo muito e com muita força física, os hondurenhos seguraram a Inglaterra em amistoso pré-Copa e mostraram que não querem fazer feio no Brasil.

Aposto em França e Suíça se classificando.

grupo e

Grupo F

A Argentina é candidatíssima ao título. Com um ataque de tirar o fôlego, que conta com Messi, Di Maria, Aguero, Lavezzi, Higuaín, dentre outros, os Hermanos tem tudo para passar de fase, já que pegaram um grupo bastante facilitador, e chegar ao menos às semi-finais, na minha visão.

A Bósnia tem tudo para ser uma das surpresas da Copa. Muito bem armada, o time conta com Dzeko, Misimovic e Pjanic como grandes destaques. É um time que tem bastante qualidade ofensiva e deixou de armar retrancas como fazia antigamente, passando até a jogar com a defesa em linha alta. Olho neles!

A Nigéria é a concorrente da Bósnia pelo segundo lugar. Os africanos tem a vantagem de serem mais resistentes fisicamente, o que pode pesar contra os europeus no calor brasileiro, mas técnica e taticamente não existe sequer comparação, ainda que a Nigéria tenha alguns bons jogadores.

Sendo bem sincero, não conheço a seleção do Irã. Chegam como franco-atirador, mas podem acabar estourando na Copa. Não vou opinar aqui.

Acredito em Argentina e Bósnia se classificando.

grupo f

Grupo G

Para mim, esse sim, o grupo da morte.

A Alemanha é candidatíssima ao título e deve ganhar o grupo, mesmo com os desfalques por lesão de Gundogan, Schmelzer, Badstuber, Bender, Reus e Mario Gomez. Até se viessem à Copa com o time B os alemães brigariam pela taça.

Portugal é fraco, é um time de um jogador só. Ele, o melhor do mundo, Cristiano Ronaldo. E ele, que não está 100% fisicamente, e talvez perca a estreia contra a Alemanha. Se perder, o que sem CR7 parece inevitável, Portugal sairá atrás e terá que buscar o resultado contra Gana e EUA, times que se equivalem aos portugueses, Cristiano Ronaldo a parte.

Gana é uma seleção africana de muita qualidade. Falta a eles um Drogba ou um Eto’o, mas é o melhor time africano taticamente e em qualidade técnica geral. Têm bons valores como Asamoah Gyan, Ayew, KP Boateng, Boateng, Essien, Muntari, dentre outros. Deve dar muito trabalho no grupo, vejo um encaixe de jogo muito favorável aos africanos.

Os EUA evoluíram muito e tem um bom time, mesmo com a ausência da referência Landon Donovan. Os americanos tem condições até de se classificar aqui, mas para isso terão que ganhar de Gana na estreia.

Três times lutando por uma vaga. Vou ser ousado e cravar Alemanha e Gana classificados.

grupo g

Grupo H

A Bélgica, a sensação da Copa, vai ser a surpresa, blá blá blá. Que a Bélgica tem ótimos talentos é inegável, mas eles ainda não têm um time, e tampouco tem camisa, o que é fundamental em competições como a Copa do Mundo. A Bélgica me parece uma seleção mais para a Copa do Mundo de 2018 do que para essa propriamente. Devem fazer um bom papel na fase de grupos, chegar às oitavas e dependendo do cruzamento alcançar as quartas. Não mais que isso.

A Rússia tem um excelente time taticamente, muito bem armado pelo italiano Fabio Capello. Futebol defensivo, de boa posse de bola, explorando sempre as bolas aéreas. Seleção já entrosada, há tempos junta, e tendo todos os jogadores atuando na Russia. Não é um futebol vistoso, mas de resultados, típica seleção que não se pode descartar nunca.

A Coreia tem um bom time, que evoluiu bastante recentemente. Muita disposição e disciplina tática fazem com que essa evolução técnica se torne ainda mais evidente. Pode pintar como surpresa, Bélgica e Rússia que se cuidem!

Desconheço maiores detalhes da Argélia, mas pelo pouco que conheço, é uma seleção que conta com muitos talentos franceses naturalizados em busca de espaço, como Feghouli, do Valência. Em um grupo que deve ter pouquíssimos gols, uma seleção com bons valores ofensivos não pode ser menosprezada.

Mais um grupo bastante nivelado, mas aposto em Russia e Bélgica se classificando.

grupo h

Tendo em vista toda a análise e o que foi ponderado, deixo agora uma acumuladinha sem compromisso, seguindo a linha de pensamento dos grupos:

Brasil e Croácia
Espanha e Chile
França e Suiça
Argentina 1ª, Bósnia 2ª
Alemanha
Bélgica
@45.63 (Bet365)


[cta-bonus]

Autorvaz
data10/06/2014


Compartilhe:

Carlos André

Data2014-06-11 10:26:52

Parabéns excelente analise. Esta me ajudando bastante em minhas apostas. Muitas observações interessantes.

Deixe um comentário