Qual é o maior técnico brasileiro de todos os tempos?

Muito se pergunta quem realmente foi o maior técnico brasileiros de todos os tempos, não é  mesmo? Foi pensando nisso que resolvemos preparar para você uma lista com um verdadeiro Top 10 treinadores mais vitoriosos e respeitados do Brasil. Vamos juntos nesta? Mas antes de embarcamos, um aviso: este artigo não é sobre os maiores técnicos da Seleção Brasileira, certo?

Maior técnico brasileiro: como montamos a lista?

Para elaborarmos o Top 10, resolvemos elencar como prioridade o título mais importante do calendário do futebol brasileiro: o Brasileirão. Contudo, em alguns nomes que possuem no currículo o título da Copa do Mundo da Fifa, tivemos de abrir uma exceção, certo?

Na lista a seguir, foram desconsideradas competições como Brasileirão Série B, Torneio Rio-São Paulo, Copa Sul-Minas, entre outros campeonatos extintos e/ou menos relevantes. Vamos juntos descobrir os mais vitoriosos comandantes do futebol do país?

rubens-maior-tecnico-brasileiro

10 – Rubens Minelli

Com quatro Campeonatos Brasileiros, surge Rubens Minelli, campeão em 1969 com o Palmeiras, em 1975 e 1976 com o Internacional e em 1977 com o São Paulo. O paulista, que foi o treinador mais vitorioso do Brasil no Brasileirão na década de 70, possui ainda seis campeonatos estaduais.

maior-tecnico-brasileiro-enio

9 – Ênio Andrade

Com o mesmo número de Campeonatos Brasileiros de Minelli, Ênio Andrade foi outro treinador que colocou definitivamente o Sul no mapa do país. Depois de vencer com o Palmeiras em 1960, o treinador gaúcho conquistou ainda o Brasileirão de 1979 (invicto), 1981 e 1985, com Inter, Grêmio e Coritiba, respectivamente. Ele também levou oito estaduais Brasil afora. 

muricy-maior-tecnico-brasileiro

8 – Muricy Ramalho

Um cidadão que possui quatro títulos brasileiros e um continental merece ser respeitado, não é mesmo? Muricy Ramalho é considerado um dos grandes treinadores do país nos últimos 20 anos quando o assunto é Brasileirão.

Ele é o que mais possui títulos desde que a competição passou a ser disputada por pontos corridos. Tricampeão com o São Paulo em 2006, 2007 e 2008, também conquistou o torneio em 2010, pelo Fluminense. Além de uma Libertadores com o Santos (2011) e sete estaduais.

tite-maior-tecnico-brasileiro

7 – Tite

Campeão da América e do Mundo com o Corinthians em 2012, o técnico Tite, que recentemente treinou a Seleção Brasileira nas duas últimas Copas, é um vitorioso. Além do título mundial com o Timão, o gaúcho também possui dois Campeonatos Brasileiros.

Já pelo Rio Grande do Sul, o técnico foi vencedor da Copa do Brasil com o Grêmio em 2001 e da Copa Sul-Americana com o Internacional, em 2008. Ele ainda venceu quatro regionais e a Copa América com a Canarinho, em 2019.

lula-maior-tecnico-brasileiro

6 – Lula

Não teve nenhum outro técnico superior a Lula nos anos 1960. Ok, tudo bem que ele simplesmente dirigiu o Santos de Pelé e companhia, mas é inegável trazer o que este cidadão paulistano conquistou.

Foram cinco campeonatos nacionais em sequência, de 1961 a 1965, duas Libertadores da América e Mundiais, ambos em 1962 e 1963. Fora os principais títulos da temporada do futebol brasileiro até hoje, o treinador também conquistou oito Paulistões.

parreira-maior-tecnico-brasileiro

5 – Parreira

Tetracampeão do mundo em 1994 com a Seleção Brasileira, Carlos Alberto Parreira pode se orgulhar de possuir a maior glória que um técnico pode ter. Além do título máximo do futebol mundial, o carioca venceu ainda com a Canarinho a Copa América de 2004 e a extinta Copa das Confederações, em 2005.

Mas fora a carreira com a Amarelinha, ele conquistou ainda o Brasileirão de 1984 com o Fluminense e uma Copa do Brasil em 2002, com o Corinthians. Além destas taças, o treinador possui um campeonato regional. Parreira, apesar das poucas conquistas no futebol brasileiro, é muito prestigiado, não é mesmo?

zagallo-maior-tecnico-brasileiro

4 – Zagallo

Mário Jorge Lobo Zagallo é um dos técnicos mais vitoriosos do futebol mundial quando o assunto é seleção nacional. Com o Brasil, o Velho Lobo conquistou como jogador as Copas do Mundo de 1958 e 1962. Como treinador, ganhou a Copa do Mundo de 1970 e uma Copa América, em 1997, além da Copa de 1994, onde foi campeão na função de coordenador técnico.

Já no quesito clubes, o “carioca” de Alagoas tem inúmeras conquistas. Destaque para uma Taça Brasil (hoje Campeonato Brasileiro) com o Botafogo e cinco estaduais conquistados nos quatro grandes do Rio de Janeiro.

luxa-maior-tecnico-brasileiro

3 – Vanderlei Luxemburgo

Cinco Brasileirões, uma Copa do Brasil, 14 estaduais e uma Copa América. Simplesmente o currículo de Vanderlei Luxemburgo, que abre o pódio dos três maiores e mais vitoriosos treinadores brasileiros.

Apesar de não possuir uma Libertadores como Muricy e Tite, além de não possuir uma carreira tão brilhante na Seleção como a de Zagallo, Luxa é sinônimo de conquista. O carioca de 70 anos fez da sua carreira nas últimas três décadas um motivo de orgulho e espelho para muitos.

tele-maior-tecnico-brasileiro

2 – Telê Santana

Um dos mais reverenciados treinadores brasileiros é de fato Telê Santana. Calma, não é pelo seu trabalho inesquecível com a Seleção na Copa de 1982 e sim pelas suas conquistas pelo futebol tupiniquim. O mineiro é considerado o maior técnico da história do São Paulo.

No Tricolor Paulista, ele conquistou um Campeonato Brasileiro, duas Libertadores, dois Mundiais e dois Paulistões. Já no Atlético Mineiro, foi o responsável pela primeira conquista do Brasileirão, além de vencer dois regionais com o Galo. Telê possui ainda outros dois regionais, com Fluminense e Grêmio.

felipa-maior-tecnico-brasileiro

1 – Felipão

Simplesmente tudo. O gaúcho Luiz Felipe Scolari possui a mais exitosa carreira de treinador brasileiro, sem sombra de dúvida. Em 1991, ganhou projeção nacional ao vencer a Copa do Brasil com o Criciúma, que acabou lhe dando uma chance no Grêmio.

No Tricolor, conquistou um Brasileirão, uma Copa do Brasil e três Gauchões. Já com o Palmeiras, venceu um Campeonato Brasileiro, uma Libertadores, duas Copas do Brasil e uma Copa Mercosul – hoje Sul-Americana.

Contudo, sua maior glória veio com a conquista da Copa do Mundo de 2002. O maior título da carreira que rendeu a Seleção Brasileira o pentacampeonato mundial e o principal lugar na categoria dos maiores e melhores técnicos brasileiros de todos os tempos.

Outros grandes treinadores

Aymoré Moreira, Osvaldo Brandão, Mário Travaglini, Cláudio Coutinho, Paulo César Carpegiani, Evaristo de Macedo, Paulo Autuori, Antônio Lopes, Abel Braga, Marcelo Oliveira e Cuca. Todos estes respeitados e grandes treinadores também merecem menção.

Afinal, neste super balaio, é possível encontrar conquistas regionais, nacionais, continentais e mundiais. Destaque principalmente para Carpegiani, Autuori e Abel, todos campeões da Libertadores da América e do Mundial de Clubes.

Aposte nos campeonatos estaduais na Dafabet

Sabe o que esses célebres treinadores têm em comum com a casa de apostas Dafabet? A grande maioria deles venceu campeonatos regionais, como o Paulista, Carioca e Mineiro, todos com mercados e cotações abertas para apostar online.

E para novos usuários, a plataforma de palpites oferece um maravilhoso bônus de boas-vindas. Ou seja, basta se registrar no site, efetuar o primeiro depósito e ganhar um bônus, que pode ser dobrado em até R$200. Vale ressaltar que o processo pode ser repetido por outras duas vezes, totalizando na prática até R$600!

Lista dos top 10 técnicos brasileiros

  • 10 – Rubens Minelli (4 Brasileirões)
  • 9 – Ênio Andrade (4 Brasileirões)
  • 8 – Muricy Ramalho (4 Brasileirões e 1 Libertadores)
  • 7 – Tite (2 Brasileirões, 1 Copa do Brasil, 1 Libertadores e 1 Mundial)
  • 6 – Lula (5 Brasileirões, 2 Libertadores e 2 Mundiais)
  • 5 – Parreira (1 Brasileirão, 1 Copa do Brasil e 1 Copa do Mundo)
  • 4 – Zagallo (1 Brasileirão e 1 Copa do Mundo)
  • 3 – Luxemburgo (5 Brasileirões e 1 Copa do Brasil)
  • 2 – Telê Santana (2 Brasileirões, 2 Libertadores e 2 Mundiais)
  • 1 – Felipão (2 Brasileirões, 4 Copas do Brasil, 2 Libertadores e 1 Copa do Mundo)

Compartilhe:

Deixe um comentário