AFC na Copa: Seleção dos Estados Unidos

Após ficar oito anos sem participar da Copa, uma das nações mais poderosas do planeta volta ao principal palco do futebol mundial. É claro que estamos falando da Seleção dos Estados Unidos, que após ficar de fora da edição da Rússia, em 2018, retorna na primeira a ser realizada no Oriente Médio. A partir de agora você confere mais uma análise dentro da série “AFC na Copa”, que traz também o histórico do país e como apostar no site Amuletobet.

  • História da seleção nas Copas
  • Melhores desempenhos
  • Maiores derrotas
  • Top 5 jogadores históricos
  • Top 5 destaques para o Catar
  • Cotações das partidas no site Amuletobet
  • Cotação para apostar no mercado “Vencedor Final”

História da Seleção dos Estados Unidos nas Copas

Os Estados Unidos da América estão de volta à Copa do Mundo da Fifa. E nesta 22ª edição, que será realizada no Catar a partir do dia 20 de novembro, o país quer voltar a fazer um bom desempenho.

Presente em 10 edições, os estadunidenses quebraram uma sequência, que vinha de participações desde a Copa de 1990, na Itália. Além desta, o país participou de 1930, 1934, 1950, 1994, 1998, 2002, 2006, 2010 e 2014.

O país, aliás, já sediou uma Copa há exatos 28 anos. Agora, se prepara para fazer uma boa base para o mundial de 2026, quando volta a sediar o maior torneio de futebol do planeta. Mas falando em história, você sabe quais foram as melhores e piores participações dos “Ianques”?

1930-selecao-dos-estados-unidos
Na primeira Copa do Mundo da Fifa, em 1930, os Estados Unidos foram terceiro colocados.

Melhores desempenhos

Justamente na sua estreia, a seleção dos Estados Unidos resolveu surpreender. Num país onde basquete, futebol americano e basebol são mais populares, o “Soccer” ficou em terceiro lugar na Copa do Mundo de 1930, no Uruguai.

No primeiro torneio entre seleções organizado pela Fifa, os estadunidenses venceram belgas e paraguaios na primeira fase, mas perderam para os argentinos na semifinal. Com isso, garantiram a terceira colocação do torneio, até hoje o seu melhor desempenho na história quase centenária da competição.

O segundo melhor desempenho dos Estados Unidos veio apenas na Copa de 2002, realizada na Coreia do Sul e Japão. Naquela edição, a equipe surpreendeu e venceu Portugal na estreia por 3 a 2, empatou com a Coreia em 1 a 1 e perdeu para a Polônia por 3 a 1.

Nas oitavas, despachou seu vizinho México por 2 a 0. Já nas quartas, se pechou com Alemanha, que viria a ser vice-campeã do mundo. O placar foi magro: 1 a 0 para os alemães. Depois disso, outro bom desempenho foi na Copa de 2010, na África do Sul.

Mas este muito mais por sua ótima primeira fase do que pelo desempenho na fase final. Nas primeiras partidas do torneio, os estadunidenses empataram com ingleses e eslovenos por 1 a 1 e 2 a 2, respectivamente, e venceram argelinos por 1 a 0. Porém, nas oitavas deram adeus a competição ao serem eliminados por Gana por 2 a 1.

1998-selecao-dos-estados-unidos
Já em 1998, na França, os Ianques terminaram de forma melancólica na última colocação.

Maiores derrotas

Já quando a história é sobre maus desempenhos, o país do cinema coleciona alguns fracassos significativos. O primeiro deles veio logo após sua boa participação no primeiro mundial. Na Copa de 1934, realizada na Itália, os norte-americanos amargaram a pior classificação geral.

No Mundial de 1950, realizado no Brasil, 10ª lugar entre 13 participantes, sendo eliminado na primeira fase. Depois de um longo hiato de 40 anos (ou simplesmente nove edições) sem participar da grande festa do futebol, os americanos voltaram em 1990, na Itália.

Contudo, mais uma vez o desempenho foi pífio, terminando o torneio na penúltima colocação e novamente sendo eliminado na primeira fase. Já em 1994, teve um desempenho considerável. Naquela edição, o país sediou a Copa e garantiu classificação às oitavas após bons jogos.

O país empatou com a Suíça em 1 a 1, venceu a Colômbia por 2 a 1 e perdeu para a Romênia por 1 a 0. Com isso, se classificou para pegar o Brasil no mata-mata. Numa partida muito disputada, acabou perdendo por 1 a 0 e dando adeus ao torneio que foi anfitriã.

Na edição seguinte, que foi realizada na França, em 1998, a pior participação da história: 32/32. No torneio, que foi o primeiro a contar com 32 países, a seleção norte-americana ficou na 32ª colocação geral. As derrotas foram para Alemanha, Irã e Iugoslávia.

Os Estados Unidos voltar a ser eliminados na primeira fase na Copa de 2006, na Alemanha. Naquele mundial, foram derrotas para República Tcheca, Gana e um empate contra a Itália, que se tornaria tetracampeã do mundo.

Top 5 jogadores históricos

  • Alexi Lalas
  • Clint Dempsey
  • Landon Donovan
  • Brad Friedel
  • Claudio Reyna

Top 5 destaques para o Catar

Rumo a sua 11ª Copa, os Estados Unidos do treinador Gregg Berhalter vem com jogadores interessantes. Entre eles, Sergino Dest, Weston McKennie, Yunus Musah, Christian Pulisic e Ricardo Pepi.

2022-selecao-dos-estados-unidos
Base da seleção estadunidense que estará na 22ª Copa do Mundo.

Cotações das partidas para apostar

Fique por dentro a partir de agora das probabilidades para apostar online na Copa do Catar 2022 através do site Amuletobet. A seguir trazemos para você as odds* do primeiro jogo da seleção na fase de grupos. Elas correspondem ao mercado “1×2”, também conhecido como vencedor da partida do Grupo B, que tem também Inglaterra, Irã e País de Gales.

Segunda-feira (21), às 16h, no Estádio Ahmad Bin Ali – Al Rayyan

  • Estados Unidos – 3.15
  • Empate – 3.15
  • País de Gales – 3.05

Cotação para apostar no mercado “Vencedor” da Copa

Que tal, após saber um pouco da trajetória da seleção dos Estados Unidos em Mundiais, apostar na seleção no mundial do Catar, que começa em poucos dias? As odds para apostar online no mercado “Vencedor Final” do Mundial, presente na seção “Longo Prazo”, estão em 150.00.

Confira na sequência mais artigos das 32 seleções que disputarão a taça mais desejada do mundo de 20 de novembro a 18 de dezembro, no Catar. Mas antes de tudo, aproveite o bônus Amuletobet para começar com tudo nas apostas da competição! 

*as cotações costumam variar no decorrer dos dias que antecedem a Copa.


Compartilhe:

Deixe um comentário