AFC na Copa: Seleção da Suíça

Dando continuidade à série “AFC na Copa”, trazemos a seleção da Suíça, que vai para a sua 12ª participação em mundiais da Fifa – sendo a quinta seguida. O país é outro que, assim como a Sérvia na Copa de 2018, volta a enfrentar o Brasil na fase de grupos do torneio. Pensando nisso, trazemos aqui para você o histórico da equipe ao longo das competições, como apostar online no site Dafabet e muito mais!

  • História da seleção da Suíça em Copas
  • Melhores desempenhos
  • Piores campanhas
  • Top 5 jogadores históricos
  • Top 5 destaques para o Catar
  • Cotações das partidas no site Dafabet
  • Cotação para apostar no mercado “Vencedor Final”

História da Seleção da Suíça nas Copas

Um dos mais belos países do continente europeu vem para a sua 12ª participação em Copas do Mundo querendo ir longe. A Seleção da Suíça, que participou pela primeira vez do torneio organizado pela Fifa em 1934, quer desesperadamente avançar às quartas depois de 68 longos anos.

“A Cruz Vermelha” já participou também das edições de 1938, 1950, 1954, 1962, 1966, 1994, 2006, 2010, 2014 e 2018. Porém, não sabe o que é estar entre as oito melhores equipes do mundo há mais de seis décadas.

1934-selecao-da-suica
Na Copa de 1934, na Itália, a Suíça fez sua estreia.

Melhores desempenhos

Logo na sua estreia em mundiais, os suíços não fizeram feio. Na Copa de 1934, na Itália, venceram a Holanda na estreia da competição. Como o torneio tinha apenas 16 equipes, ele começou diretamente nas oitavas. E no mata-mata, deu suíços por 3 a 2.

Na fase seguinte, todavia, o país fora eliminado por 3 a 2 pela então (e forte) Tchecoslováquia, que viria a ser vice-campeã ao final do campeonato. Quatro anos mais tarde, novamente êxito nas oitavas, desta vez contra a Alemanha Nazista de Adolf Hitler.

Após 1 a 1 no duelo de estreia, 4 a 2 para os suíços no jogo de desempate e classificação às quartas. Já no enfrentamento diante da Hungria, derrota por 2 a 0 e segunda eliminação seguida no mesmo estágio da competição.

Após ir mal na edição de 1950, no Brasil, os suíços voltaram ao torneio em 1954, na qual foram anfitriões. E na ocasião, outra boa participação, porém sendo eliminada novamente nas quartas.  No seu grupo, foram vitórias sobre Itália e derrota para Inglaterra.

Após avançar em primeiro na sua respectiva chave, a Suíça encararia a Áustria nas quartas. O jogo de muitos gols terminou em 7 a 5 para os austríacos e com isso a eliminação. O país da terra do chocolate, do relógio e do queijo demoraria 52 anos para voltar a repetir uma campanha de destaque.

E foi no Mundial da Alemanha, em 2006, que isso ocorreu. No torneio, os suíços surpreenderam e foram eliminados da competição de forma invicta. Isto é, após empatar com a França sem gols, vencer a estreante seleção de Togo por 2 a 0 e ganhar da Coreia do Sul pelo mesmo placar, classificou-se.

O primeiro lugar da chave fez com que o país encarasse outra estreante, a Ucrânia. Com um empate sem gols durante 120 minutos, a eliminação acabou vindo nas disputas de pênalti: 3 a 0 para ucranianos. Com o resultado, o país acabou entrando para o seleto grupo de países que foram eliminados sem perder.

2010-selecao-da-suica
Já no Mundial da África do Sul, em 2010, após começar bem, caiu na primeira fase.

Piores participações

Agora quando o assunto é campanhas ruins… Quando se trata de dar adeus a Copa ainda na primeira fase, os suíços colecionam quatro fracassos: 1950, 1962, 1966 e 2010. Na edição realizada no Brasil, há 72 anos, os suíços caíram logo na fase de grupos.

A eliminação deu-se através da derrota para a extinta Iugoslávia por 3 a 0, do empate em 2 a 2 com o Brasil e na vitória de 2 a 1 sobre o México. Todavia, a pior participação dos suíços viria somente 12 anos depois, na edição do Chile, em 1962.

Na ocasião, a Suíça deu novamente adeus ainda na fase de grupos, só que desta vez perdendo todas as suas três partidas iniciais. Foram derrotas para chilenos, donos da casa, por 3 a 1, para a então Alemanha Ocidental, por 2 a 1, e para a Itália, por 3 a 0.

Outra péssima campanha a ser destacada foi no mundial seguinte, que foi realizado na Inglaterra, em 1966. Novamente três derrotas consecutivas e somente um gol marcado. A Suíça perdeu para a Alemanha Ocidental por 5 a 0, para a Espanha por 2 a 1, e Argentina, pelo mesmo placar.

Por fim, o último grande fracasso apresentado pelo país do chocolate, em 2010. No início da primeira edição sediada em solo africano, até que os suíços surpreenderam ao vencer a Espanha por 1 a 0 na Copa da África do Sul.

Após o surpreendente resultado contra espanhóis na estreia do mundial, os suíços voltaram a fracassar em mundiais, desta vez contra chilenos e hondurenhos. Contra o Chile, derrota por 1 a 0. Já contra Honduras, empate sem gols.

Top 5 jogadores históricos

  • Josef Hügi
  • Xherdan Shaqiri
  • Alexander Frei
  • Ciriaco Sforza
  • Stéphane Chapuisat

Top 5 destaques para o Catar

O técnico Murat Yakın terá à disposição na Copa do Mundo do Catar alguns bons jogadores mirando a classificação do seu grupo para voltar a chegar às quartas depois de décadas. Os atletas Yann Sommer, Ricardo Rodriguez, Granit Xhaka, Remo Freuler e Xherdan Shaqiri são as principais esperanças do país.

2022-selecao-da-suica
Base do elenco suíço que jogará a Copa do Mundo do Catar.

Cotações das partidas para apostar

Confira a partir de agora as cotações* para apostar online na Suíça na Copa 2022 através do site Dafabet. Isto é, fique por dentro das probabilidades das três partidas dos suíços na primeira fase no mercado “Vencedor do Jogo”, também conhecido por “1×2”. Abaixo também as odds para palpitar no “Vencedor do Grupo G”, que tem também Brasil, Sérvia e Camarões.

Quinta-feira (24), às 7h, no Estádio Al Janoub – Al Wakrah

  • Suíça – 1.81
  • Empate – 3.45
  • Camarões – 4.80

Segunda-feira (28), às 13h, no Estádio 974 – Doha

  • Brasil – 1.52
  • Empate – 4.20
  • Suíça – 6.40

Sexta-feira (2), às 16h, no Estádio 974 – Doha

  • Sérvia – 2.80
  • Empate – 3.40
  • Suíça – 2.50

Vencedor do Grupo G

  • Brasil – 1.38
  • Suíça – 5.75
  • Sérvia – 7.00
  • Camarões – 17.00

Cotação para apostar no mercado “Vencedor” da Copa

Após saber brevemente sobre o histórico da seleção suíça no torneio, trazemos para você a cotação para apostar online no país no mercado “Campeão”. Ou seja, caso decida fazer um palpite no país antes de começar o evento, irá se deparar com a excelente odds de 101.00.

Confira na sequência mais artigos das 32 seleções que disputarão a taça mais desejada do mundo de 20 de novembro a 18 de dezembro, no Catar. Mas antes de tudo, aproveite o bônus Dafabet para começar com tudo nas apostas da competição!  

*as cotações costumam variar no decorrer dos dias que antecedem a Copa.


Compartilhe:

Deixe um comentário