AFC na Copa: Seleção da Croácia

A atual vice-campeã do mundo é o país que você passa a conferir a partir de agora na série “AFC na Copa”. Isto é, a Seleção da Croácia, que já surpreendeu o mundo duas vezes num intervalo de 20 anos, é a equipe a ter sua história recuperada. Além disso, confira a partir de agora as cotações e como apostar online no país europeu site Betsson.

  • História da seleção croata em Copas
  • Melhores desempenhos
  • Piores campanhas
  • Top 5 jogadores históricos
  • Top 5 destaques para o Catar
  • Cotações das partidas no site Betsson
  • Cotação para apostar no mercado “Vencedor Final”

História da Seleção da Croácia nas Copas

Antes de começarmos a falar da seleção da Croácia dentro da série “AFC na Copa”, é importante trazermos que o país tem apenas 31 anos de vida. Ou seja, antes de 1991 o território fazia parte da extinta Iugoslávia, que teve sua dissolução completa em 2006.

Neste sentido, vale destacar que os croatas estiveram “presentes” nas Copas do Mundo de 1930, 1950, 1954, 1958, 1974, 1982 e 1990 junto com iugoslavos. Mas como esse artigo é sobre a equipe croata, trazemos aqui o histórico em mundiais do “Time Xadrez”, que vem para a sua sexta participação em mundiais.

1998-selecao-da-croacia
Na Copa de 98, a Croácia surpreendeu o mundo e ficou em terceiro lugar.

Melhores desempenhos

A Copa do Mundo de 1998 foi a segunda participação da seleção da Croácia em torneios oficiais. A primeira, vale lembrar, foi na Eurocopa de 1996, na qual a equipe terminou em 7º lugar, considerado um bom desempenho devido a sua estreia em competições.

Mas voltando para o Mundial na França, o país do leste europeu fez um dos mais surpreendentes desempenhos da história do torneio da Fifa. Após cair numa chave com Argentina, Japão e Jamaica, os croatas acabaram se classificando em segundo lugar.

O que já era visto como previsto, devido ao seu bom desempenho na Euro dois anos antes. Na estreia, a equipe derrotou os jamaicanos por 3 a 1 no dia 14 de junho, marcando a primeira vitória do país numa Copa. O segundo êxito veio contra os japoneses pelo placar de 1 a 0.

Já a primeira derrota, que não abalou a classificação, veio contra os argentinos pelo placar de 1 a 0. Nas oitavas de final, a Croácia encarou a Romênia, que quatro anos antes, nos Estados Unidos, tinha feito um bom torneio. O placar foi 1 a 0 para os estreantes em mundiais.

Na fase seguinte, mais uma grande surpresa daquele mundial: Croácia 3 a 0 na Alemanha. A enorme vitória e classificação rendeu aos croatas a chance de chegar na semifinal e encarar a França, anfitriã do torneio. Contudo, após sair ganhando, o pequeno país tomou a virada para os franceses.

Na disputa de terceiro lugar, mais um feito enorme para o futebol do país cujo camisa lembra muito uma toalha de mesa de restaurante italiano. Ou seja, os croatas venceram a fortíssima seleção holandesa por 2 a 1 e se sagraram a terceira melhor equipe daquela competição. Além disso, o artilheiro do torneio foi o croata Davor Suker, com seis gols.

2018-selecao-da-croacia
A Croácia foi vice-campeã do mundo na Copa passada.

Vice-campeonato mundial

20 anos se passaram até que o povo, independente desde 1991, voltasse a se empolgar com a seleção nacional. Na Copa da Rússia, em 2018, o país novamente voltou a surpreender. Mas desta vez, com uma seleção recheada de jogadores que brilhavam em grandes times da Europa.

Com o quarteto Rakitić, Modrić, Perišić e Mandžukić, a Croácia chegou longe, muito longe no torneio, com o vice-campeonato mundial. Num grupo formado com argentinos, nigerianos e islandeses, o país confirmou o favoritismo e se classificou – mas desta vez na primeira colocação.

As vitórias contra os três países fizeram com que a equipe pegasse a Dinamarca no mata-mata. Após empate em 1 a 1, deu croatas nas penalidades por 3 a 2. Nas quartas, após novamente empatar em 2 a 2 com a Rússia no tempo normal e na prorrogação, deu croatas de novo nos pênaltis por 4 a 3.

Na semifinal do torneio, simplesmente a Inglaterra, time que vinha bem na competição. O jogo selou a classificação para a primeira final da Croácia na prorrogação: 2 a 1. Mas o sonho dos croatas terminou de fato no último capítulo, quando voltou a encarar a França: 4 a 2 e um dos segundo lugares mais festejados da história.

Piores campanhas

Mas se em 1998 e 2018 a Croácia foi motivo de animação, nas edições de 2002, 2006 e 2014 o país foi pura decepção. Nos torneios realizados na Coreia do Sul e Japão, Alemanha e Brasil, a equipe foi eliminada ainda na primeira fase.

Em 2002, o país até ensaiou uma empolgação ao vencer a Itália por 2 a 1. Mas as derrotas para o México, na estreia, e para o Equador no último jogo do grupo, fez com que o país desse adeus na fase de grupos.

Quatro anos depois, em 2006, novamente fracasso e desempenho ainda pior. Após perder na estreia para o Brasil por 1 a 0, os croatas ficaram apenas no empate com Japão e Austrália. A participação foi tão ruim que acabou afetando a geração de jogadores do país.

Tanto que o país só voltou a participar de uma Copa do Mundo oito anos depois, no Brasil, em 2014. E novamente estreando contra brasileiros, a história voltou a se repetir. Derrota para o Brasil por 3 a 1.

Na segunda partida, até que a vitória sobre Camarões por 4 a 0 animou os croatas. Todavia, a derrota de 3 a 1 para o México culminou novamente na eliminação na primeira fase, sendo a terceira seguida.

Top 5 jogadores históricos

  • Davor Suker
  • Zvonimir Bban
  • Robert Kovac
  • Luka Modric
  • Niko Kovac        

Top 5 destaques para o Catar

A seleção croata, por mais que não vem com a mesma força de quatro anos atrás, é a atual vice-campeã do mundo. O técnico Zlatko Dalić irá contar com o craque Luka Modric e os bons jogadores Ivan Perisic, Marcelo Brozovic, Mateo Kovacic e Mario Pasalic para levar o país longe novamente.

2022-selecao-da-croacia
Time croata que tentará fazer as boas campanhas de 1998 e 2018 no Catar.

Cotações das partidas para apostar

Após trazermos para você a história da seleção, fique por dentro a partir de agora das cotações* para apostar online na Croácia no Catar através do site Betsson. Isto é, confira as probabilidades nas três primeiras partidas do Grupo F no mercado “Resultado da Partida”, também conhecido por “1×2”, presente na seção “Copa do Mundo Geral”.

Terça-feira (23), às 7h, no Estádio Al Bayt – Al Khor

  • Marrocos – 4.45
  • Empate – 3.35
  • Croácia – 1.95

Domingo (27), às 13h, no Estádio Internacional Khalifa – Doha

  • Croácia – 1.82
  • Empate – 3.70
  • Canadá – 4.65

Quinta-feira (1º), às 12h, no Estádio Ahmad Bin Ali – Al Rayyan

  • Croácia – 4.00
  • Empate – 3.70
  • Bélgica – 1.95

Cotação para apostar no mercado “Vencedor” da Copa

Que tal, após saber um pouco da história da Croácia em mundiais, palpitar na seleção para ser a campeã do mundo? O mercado “Mundial 2022 Vencedor”, presente na seção “Longo Prazo” da Copa do Mundo do Catar, oferece odds de 50.00.

Confira na sequência mais artigos das 32 seleções que disputarão a taça mais desejada do mundo de 20 de novembro a 18 de dezembro, no Catar. Mas antes de tudo, aproveite o bônus Betsson para começar com tudo nas apostas da competição!

*as cotações costumam variar no decorrer dos dias que antecedem a Copa.  


Compartilhe:

Deixe um comentário