Como fazer aposta em xadrez

Depois do sucesso da série The Queen’s Gambit (traduzido como “O Gambito da Rainha” no Brasil), o xadrez ganhou muito destaque no mundo todo. Os números impressionam. A produção da Netflix foi assistida em mais de 62 milhões de casas ao redor do globo. 10 dias após a estreia, as buscas pelo jogo no Google duplicaram em relação ao ano anterior inteiro. O aumento de jogadores no Chess.com foi superior a 500%. No eBay, a procura por tabuleiros subiu 273% e, segundo a FIDE (Federação Internacional de Xadrez), quase 1 bilhão (!) de smartphones tem algum app de xadrez baixado. No embalo desse fenômeno, também cresceu o interesse pela aposta em xadrez. Mas onde é possível apostar? Quais são as melhores dicas e estratégias? É isso que vamos ver agora.

A aposta em xadrez já vinha crescendo

Nem todos sabem, mas mesmo antes d’O Gambito da Dama, o xadrez já vinha crescendo no Brasil. Em grande parte, por mérito de YouTubers. Alguns GMs e IMs (Grandes Mestres e Mestres Internacionais) têm canais muito populares na plataforma. Isso, sem falar de jogadores que não são profissionais, mas praticam como hobby ou analisam grandes matches para os seus seguidores. Vários deles, inclusive, dão aulas ao vivo, vendem cursos ou ensinam os princípios do jogo. Seja você iniciante ou um jogador mais experiente, existe muito conteúdo disponível para a sua faixa de rating. E para nós, apostadores, também tem muita coisa que ajuda na hora de dar um palpite. Confira, abaixo, alguns dos principais nomes para quem quer aprender um pouco mais sobre o jogo dos reis.

Evandro Barbosa

Evandro Amorim Barbosa é um brasileiro de apenas 28 anos que se tornou Grande Mestre aos 23. Em seu canal no YouTube, que tem mais de 75 mil inscritos, ele faz de tudo um pouco: dá aula, joga com inscritos, ensina técnicas de ex-campeões mundiais e muito mais. O destaque fica por conta das suas séries muito interessantes. Atualmente, ele vem jogando o “Desafio de 800 a 2500 de rating no Lichess”, entre outros. Neste formato, o Evandro vai passando por todas as faixas de rating e mostrando as maiores dificuldades que os jogadores enfrentam em cada uma delas. Enquanto joga, ele também explica quais são suas ideias por trás de cada lance, para que os espectadores entendam como um GM pensa. É bem completo: ele ensina as aberturas, o meio jogo e os finais.

Krikor Mekhitarian

Não estranhe o nome: Krikor é um GM brasileiro com ascendência armênia. Seu canal também é bastante plural, com desafios, lives, aulas de aberturas e muito mais. Além de jogador profissional, comentarista e streamer, Krikor também é Diretor de Conteúdo em Português no Chess.com. Recentemente, passou a fazer parte da Furia, famosa equipe de e-sports. Seu canal tem mais de 53 mil inscritos, oferece ótimos conteúdos e é muito bom de acompanhar, pois o estilo de transmissão do Krikor é bastante coloquial e agradável.

Luis Paulo Supi

O canal do paulista Luis Paulo Supi é um pouco menor que os anteriores, mas o GM vem chamando atenção por outro motivo. Com apenas 24 anos, seu xadrez brilha cada dia mais, e ele já é o segundo melhor do Brasil. Recentemente, ganhou notoriedade no mundo todo por derrotar Magnus Carlsen com um lindo sacrifício de dama, que arrancou um “Wow!” impressionado do campeão mundial. Pouco depois, venceu, também, Ian Nepomniachtchi, atual número 4 do mundo. Mas o Nepo não aceitou tão bem a derrota e até chilique deu. Azar do russo, não é mesmo? Enquanto isso, a Locomotiva Supi segue cada vez melhor.

Xadrez Brasil

“Fala, galerinha do Xadrez!” – é assim que Rafael Leite, dono do maior canal de xadrez do Brasil, cumprimenta seu público no início de cada vídeo. Ele não é profissional, professor ou nada do gênero. É apenas um entusiasta do jogo que se comunica muito bem e traz, diariamente, conteúdos pra lá de interessantes. A maior parte de seus vídeos é focada em analisar partidas importantes ou memoráveis, mas ele também faz lives, entrevistas, joga com outros streamers e muito mais. Sem dúvida, é um dos maiores responsáveis pela disseminação recente do jogo no nosso país.

Raffael Chess

Este é, certamente, o canal de xadrez mais divertido que você vai encontrar por aí. Deve ser por isso que já é o segundo maior do Brasil. O gaúcho Raffael Santos, mais conhecido por Raffael Chess, é extremamente autêntico e criativo. Além de jogar muito bem – e rápido, quando entra no modo “Kid” -, ele é uma verdadeira máquina de bordões. Seu canal também traz muito conteúdo interessante, como lives, análises, Choker (mistura de “chess” e “poker”) e muito mais. Mas o destaque fica por conta das séries. Especialmente o Desafio Grob, que mostrou como é possível vencer partidas mesmo jogando uma abertura irregular, pra não dizer ruim. A vida do grobbeiro até pode ser dura, mas a nossa ficou muito melhor com as capivaradas, os peões regalados e os mates com tomates. Increible!

Dicas para a sua aposta em xadrez

Agora que você já sabe onde buscar conteúdo sobre xadrez, vamos ver algumas dicas para apostar nesse esporte?

  • Em partidas de alto nível, o empate é um resultado bastante comum. Por isso que, muitas vezes, suas odds não são muito altas.
  • Existem rankinkgs diferentes para cada modalidade de xadrez, e isso deve ser considerado na hora de fazer sua aposta. Por exemplo: Hikaru Nakamura é “apenas” o 20º do mundo em partidas pensadas, mas o 1º em blitz. Então confira qual é o formato da partida e qual é o ELO do jogador na modalidade em questão antes de apostar.
  • Alguns jogadores têm particularidades que fogem um pouco do convencional, e é muito interessante que você saiba quais são elas. Por exemplo: Anish Giri é conhecido por empatar muito. Isso ajuda na hora do palpite, né? Magnus Carlsen é considerado o maior especialista em finais da história, e famoso por conseguir desequilibrar posições empatadas. Saber isso é muito útil numa aposta ao vivo em que o jogo do norueguês parece se encaminhar para a igualdade, não?
  • Estatisticamente, quem joga com as brancas (dono do primeiro lance) tem mais chances de vencer do que o jogador com as pretas.

Onde apostar

Infelizmente, ainda não são muitas casas que oferecem mercados em xadrez. Mas a notícia boa é que elas existem, sim! A Pinnacle, por exemplo, é uma excelente alternativa. Outras boas opções são as seguintes:

E aí, preparado para fazer sua aposta em xadrez? Então boa sorte!


Compartilhe:

Deixe um comentário