Especial NFL Conference Finals – Parte 3

San Francisco 49ers(12-4) x Seattle Seahawks(13-3)

 49ers seahawks

San Francisco 49ers

A Campanha

Derrotado no ultimo Super Bowl os Niners seguiram muita fortes para essa temporada, com uma defesa que ainda está entre as melhores da liga e um jogo corrido devastador, San Fracisco só não venceu a divisão porque faz parte da mesma que os Seattle Seahawks, melhor equipe da liga e seu adversário nesse divisional final.

A temporada começou com uma grande vitória sobre o Green Bay Packers (que viria ser derrotado novamente nos playoffs) mas dois tropeços seguidos para Seahawks e Colts colocaram em dúvida se os Niners poderiam repetir a campanha do ano passado, os 49ers rapidamente mudaram o jogo e venceram as próximas cinco partidas, importante ressaltar que das cinco vitórias apenas uma foi contra uma equipe que encerrou com um recorde positivo, o Arizona Cardinals.


Na seqüência novos dois revés para Saints e Panthers, neste ponto com os Seahawks disparados e a NFC North e South bem disputadas os Niners corriam sério risco de ficar fora dos playoffs, mas a equipe fez 6-0 e garantiu vaga o wild card, entre estas vitórias está a revanche contra os Seahawks, 19×17 para os Niners em um jogo muito disputado.

O Ataque

Estatísticas
Pontos por jogo: 25.4 (11°)
Jardas por jogo: 323.8 (24°)
Sacks permitidos: 39 (11°)
QB Rating: 91.7 (9°)
Jardas Aéreas: 186.2 (30°)
Média de jardas por passe: 7.7 (7°)
Jardas terrestres: 137.6 (3°)
Média de jardas por carregada: 4.4 (11°)

Ataque Aéreo

Colin Kaepernick passou das 300 jardas em apenas dois jogos, nas vitórias sobre Green Bay Packers na semana 1 e sobre o Arizona Cardinals na semana 17, mas é injusto culpa-lo pela baixa produtividade do ataque aéreo, com um ótimo jogo terrestre os Niners foram a equipe que menos tentou passes durante a temporada regular, foram apenas 417 tentativas, Kapernick terminou com o 9° melhor rating entre os QB’s que atuaram por mais de 6 jogos, 91.7, impressionante para um jogador que deveria ser pitcher do Chicago Cubs na MLB e não quarterback dos Niners na NFL, (Devolvam a pick dos Cubs!).

Destaque
17 - Vernon DavisVernon Davis: Com Michael Crabtree fora por boa parte da temporada coube a Davis ser o alvo principal do ataque, o tigh end é o segundo jogador que mais recebeu passes e lidera a equipe com 13 TD’s.

Surpresa

18 - Aquan BoldinAquan Boldin: Boldin trocou o atual campeão Baltimore Ravens pelo vice San Fancisco 49ers, ele foi o alvo preferido de Kaepernick com 85 recepções e 130 bolas lançadas na direção dele.

Ataque Terrestre

Com 505 carregadas, os Niners foram a 3° equipe que mais correu com a bola nesta temporada, Frank Gore ainda é a principal arma do ataque mas contou com a ajuda de Kapernick, 92 carregadas, e Kendall Hunter, 78 carregadas.

Destaque

19 - Frank GoreFrank Gore: Terceira temporada consecultiva em que Gore conquista mais de mil jardas, o running back nunca teve uma temporada com média de jardas por carregada inferior a 4.0, é um dos melhores running backs da liga sem dúvida.
Surpresa

20 - Colin KapernickColin Kapernick: Kapernick tem mais carregadas do que muitos running backs, foram 92 para uma média de 5.7 por carregada e 4 corridas para mais de 20 jardas.

Linha Ofensiva

A exemplo da temporada passada a linha segue sendo uma das melhores abrindo espaços para o jogo terrestre, terminou também como a 11° que menos sacks permitiu, Kaepernick é um quarterback muito móvel e isso mascara um pouco o número de sacks, a OL não foi mais do que mediana protegendo seu QB.

A Defesa

Estatísticas

Pontos permitidos: 17.0 (3°)
Jardas por jogo: 316.9 (5°)
Sacks: 38 (19°)
QB Rating: 76.4 (4°)
Jardas Aéreas: 221 (7°)
Média de jardas por passe: 6.5 (6°)
Jardas terrestres: 95.9 (4°)
Média de jardas por carregada: 3.9 (9°)

Contra o Passe

A DL segue fazendo pressão nos quarterbacks mas tiveram algum problema para derruba-los, foram apenas 38 sacks durante a temporada regular, 19° maior marca da liga, porém mesmo sem derrubar os quarterbacks adversários a defesa segue sendo uma potencia contra o passe, San Francisco é top 10 em todos os quesitos contra o passe e permitiram um rating combinado de apenas 76.4.

Contra a Corrida

Foram apenas 397 tentativas de corrida contra os Niners, 7° menor marca da liga, mas quando correram os adversários não conseguiram nada, com médias abaixo de 100 jardas por partida e abaixo de 4.0 por carregada a defesa dos Niners é uma das melhores contra a corrida, Lynch terminou com média inferior a 4.0 nos dois confrontos contra os Niners.

Destaque

21 - NaVorro BowmanNaVorro Bowman: Com Aldon Smith fora por boa parte da temporada coube a NaVorro Bowman o posto de principal defensor, o jogador lidera a equipe em tackles com 145, sendo que destes 120 foram solo.

Surpresa

22 - Glenn DorseyGlenn Dorsey: Dorsey veio dos Chiefs após ter feito apenas quatro partidas no ano passado, o DT contribuiu com 48 tackles e 2 sacks.

O Special Team

O Kicker

23 - Phill DawsonPhill Dawson não é fantástico mas ainda é sólido, converteu 32/36 sendo 4-6 para mais de 50 jardas

O Punter

24 - Andy LeeAndy Lee é um dos melhores punters da liga, seu AVG de 48.2 por punt é o segundo melhor da carreira.

Os Retornadores

Boas posições de campo não são algo comum em jogos do San Francisco 49ers, Le Michael James, principal retornador da equipe teve seu retorno mais longo para apenas 41 jardas, enquanto isso o special team também não permite grandes retornos, foram 20.4 jardas em média nos kickoffs e 8.7 nos punts.

Os Turnovers

Foram 30 bolas recuperadas e apenas 18 cedidas, o saldo de +12 é a segunda melhor marca da NFC atrás apenas de seu adversário nesta final, o Seattle Seahawks terminou com saldo de +20.

Na parte 4, e última, você vai conferir a análise do Seattle Seahawks! Aguarde!


Autorzambrano
data16/01/2014


Compartilhe:

Deixe uma resposta