Especial NFL Conference Finals – Parte 2

New England Patriots (12-4) x Denver Broncos (13-3)

 pats  broncos

Denver Broncos

A Campanha

Payton Manning e os Broncos corresponderam a todas as expectativas nesta temporada, com um ataque devastador e um Manning no melhor da sua forma os Broncos não tiveram problemas para garantir a seed 1, derrotas vieram apenas contra Colts, Patriots e Chargers, este ultimo eliminado pelo próprio Broncos na semana passada.

O Ataque

Estatísticas

Pontos por jogo: 37.9 (1°)
Jardas por jogo: 457.3 (1°)
Sacks permitidos: 20 (1°)
QB Rating: 114.4 (1°)
Jardas Aéreas: 340.3 (1°)
Média de jardas por passe: 8.3 (3°)
Jardas terrestres: 117.1 (15°)
Média de jardas por carregada: 4.1 (20°)

Ataque Aéreo
Imparável! Esta é a definição para o ataque do Denver Broncos, Payton Manning aos 37 anos vive sua melhor temporada na carreira, cinco jogadores terminaram a temporada com mais de 500 jardas recebidas, o ataque aéreo dos Broncos lidera a liga em quase todos os quesitos.

Destaque

Payton Manning: Não poderia ser outro, Manning tem um rating de 115.1, passou das 5.000 jardas na temporada, distribuiu para 12 alvos diferentes e anotou 55 Touchdowns.

Surpresa

Julius Thomas: Julius quem? TE era a única need do ataque mas não é mais, Manning transformou Thomas em um dos melhores Tigh Ends da NFL, Julius Thomas foi o terceiro jogador que mais recebeu passes e o segundo que mais anotou TD’s no time do Broncos.

Ataque Terrestre

Com o jogo baseado nos passes era de se esperar que o jogo corrido não tivesse tanto impacto mas o setor tem sido eficiente e serve para desafogar o ataque e confundir a defesa, foram 16 TD’s em jogadas de corrida e 4.1 jardas por carregada.

Destaque:

Knowshown Moreno: Moreno passou das mil jardas pela primeira vez na carreira, ainda foram 10 TD’s e 4.3 por carregada.

Surpresa

Montee Ball: Ball é um bom complemento para Moreno, o running back terminou a temporada com média de 4.7 por carregada e teve três corridas para mais de 20 jardas.
Linha Ofensiva

A melhor da NFL protegendo o quarterback, boa parte do sucesso de Manning este ano deve ser atribuído a sua linha, foram apenas 20 sacks permitidos e eles tem feito um trabalho incrível abrindo espaços para o jogo corrido em situações de descida curta.

A Defesa

Estatísticas

Pontos permitidos: 24.9 (22°)
Jardas por jogo: 356 (19°)
Sacks: 41 (13°)
QB Rating: 84.5 (17°)
Jardas Aéreas: 254.4 (17°)
Média de jardas por passe: 7.1 (15°)
Jardas terrestres: 101.6 (7°)
Média de jardas por carregada: 3.9 (10°)

Contra o Passe

É na defesa que os Broncos tem o seu ponto fraco, o ataque com drives rápidos comandado por Manning faz com que a defesa fique muito em campo, os Broncos classificam na parte inferior da tabela em todos os quesitos de defesa contra o passe exceto os sacks, se o ataque em algum momento não for capaz de produzir é pouco provável que a defesa por si só seja capaz de manter o jogo equilibrado.

Contra a Corrida

No geral a defesa tem sido decente contra a corrida e isso ajuda a reduzir o dano pelo alto, mas as estatísticas contra a corrida são um pouco mentirosas, foram apenas 420 corridas contra Dever durante a temporada, 8° menor marca da liga, com o ataque dos Broncos pontuando cedo os adversários se vêem em desvantagem e são obrigados a forçar mais passes e irem menos para o jogo corrido.
Destaque

Shaun Phillips: Foram 10 sacks e 5 interceptações para o Defensive End este ano, Phillips causou uma perda de 78 jardas para os adversários.

Surpresa

Danny Travathan: O segundanista lidera a equipe em tackles com 128, além disso forçou 4 fumbles e desviou 10 passes.

O Special Team

O Kicker

Se já não bastasse um ataque devastador os Broncos ainda contam com o melhor kicker da liga, Matt Prater acertou 25 de 26 Field Goals tentados, uma média incrível de 96.2%, seu único erro foi em um Field Goal para 50+ jardas dos quais ele foi 5-6 na temporada, não é só a altitude de Colorado que ajuda Prater, ele tem muito talento.

O Punter

Britton Colquit faz mais uma temporada sólida com 35.4% de seus punts indo parar em -20yds e apenas 4.6 resultando em touchback.

Os Retornos

Não é atoa que os jogos de Denver costumam ter altas pontuações, além de um forte ataque e uma defesa frágil os Broncos são a 6° equipe que melhor retorna kickoffs e a que mais cede jardas de retorno, nos punts as médias são mais amenas, 7.8 jardas retornadas e 9.8 cedidas, destaque para Trindon Holliday que teve um retorno de punt e um de kickoffs para Touchdown.

Os Turnovers

Outro problema para a defesa dos Broncos é que eles raramente recuperam a bola, a defesa forçou 26 turnovers enquanto o ataque cometeu os mesmos 26.

betnfl
O jogo para o Apostador

Linha Projetada: Broncos -1,5
Linha: Broncos -4,5
Total Projetado: 58
Total: 54,5

O primeiro confronto

Broncos e Patriots se enfrentaram em Foxboro na semana 12, o jogo teve vitória dos Patriots por 34×31, em um comeback fantástico de Tom Brady, os Patriots perdiam por 24×0 no primeiro tempo mas Brady comandou o ataque que anotou 31 pontos seguidos e levou o jogo para o overtime. Na primeira partida nenhuma das defesas foi capaz de anular os ataques, ambos passaram das 400 jardas, mas parecem tererem invertido os papéis, os Broncos predominaram no jogo terrestre com 200 jardas enquanto Manning terminou com um rating de apenas 70.4, já os Patriots tiveram uma produção aérea de 344 jardas e Brady um rating de 107.4.

A Linha

Os Broncos abriram como favoritos por 5 ou 4,5 pontos dependendo da casa, a diferença de 0,5 neste caso não tem nenhum impacto para o apostador sendo 5 e 4,5 o mesmo número na pratica, a linha da partida na temporada regular foi de Broncos -2,5 em jogo realizado em Foxboro casa dos Patriots. Os oddmakers fizeram ajustes para esse jogo em relação ao da temporada regular, fazendo a devida conversão de mandos a linha seria de Broncos -8,5 se eles tivessem mantido a primeira linha, resta saber se o ajuste é pela forma das equipes ou pela percepção do público.

O Total

Já na abertura do total os oddmakers mantiveram inalterada a linha em relação ao primeiro jogo, assim como na primeira partida o total abriu em 54,5, é interessante notar que no primeiro jogo a linha se moveu para baixo mesmo com a ação pública tendo vindo pesada no over, o que indicaria que algum dinheiro inteligente gostava do under, com 65 pontos totais o primeiro jogo foi Over.

Na parte 3 você vai conferir a análise do San Francisco 49ers! Aguarde!


[cta-bonus]

Autorzambrano
data15/01/2014


Compartilhe:

Deixe um comentário