AFC na Copa: Seleção de Portugal

Rumo a sua oitava participação em Mundiais, a seleção de Portugal chega mais forte do que nunca no Catar. Mas engana-se quem acha que é só pelo motivo da equipe possuir Cristiano Ronaldo elenco, certo? Confira a partir de agora um pouco mais da trajetória da equipe europeia ao longo da história das Copas e como apostar online no site 22Bet.

  • História da seleção de Portugal em Copas
  • Melhores desempenhos
  • Piores campanhas
  • Top 5 jogadores históricos
  • Top 5 destaques para o Catar
  • Cotações das partidas no site 22Bet
  • Cotação para apostar no mercado “Vencedor Final”

História da Seleção de Portugal nas Copas

A “Seleção das Quinas”, como é conhecida, há cada quatro anos está sempre entre as 10 favoritas para vencer o torneio da Fifa. E no Catar 2022 não seria diferente. O time que de 2016 para cá ganhou força com os títulos da Eurocopa e Nations League chega mais forte do que nunca no Oriente Médio.

O desempenho atual lembra muito a empolgação dos portugueses na Copa de 2006, quando o país chegou à competição após um injusto vice-campeonato europeu. Além deste mundial, o país esteve presente nas edições de 1966, 1986, 2002, 2010, 2014 e 2018. Por isso, resolvemos trazer a seguir o desempenho dos lusos dentro da série “AFC na Copa”.

1966-selecao-de-portugal
Em 1966, Portugal foi terceiro colocado no mundial realizado na Inglaterra.

Melhores desempenhos

Por mais que a seleção portuguesa chega como uma das favoritas para um torneio de Copa, não foram em muitas oportunidades que o país fez boas campanhas. Exceto quando o assunto são as edições de 1966 e 2006.

1966

Há 56 anos, na Copa disputada na Inglaterra, Portugal fez história pela primeira vez, marcou uma geração e imortalizou uma lenda. Naquele mundial, a seleção comandada pelo gênio Eusébio simplesmente não tomou conhecimento dos seus adversários na fase de grupos – incluindo o Brasil.

Foram três vitórias, contra húngaros, búlgaros e brasileiros. Nas quartas de final, os portugas eliminaram a Coreia do Norte e ficaram aptos para encarar os donos da casa nas quartas. Todavia, o torneio estava destinado ao time de Bobby Charlton

No jogo dos perdedores da semifinal, Portugal coleciona até hoje a sua melhor campanha. No jogo contra a extinta União Soviética, deu portugueses por 2 a 1 e o inédito terceiro lugar. Eusébio foi o craque e artilheiro da competição com nove gols marcados.

2006

O país só foi ter um bom desempenho em mundiais apenas quatro décadas mais tarde, na edição da Alemanha, em 2006. Após 100% na fase de grupos com vitórias sobre Angola, Irã e México, Portugal voltava a um mata-mata depois de 40 longos anos.

Numa partida que ficou marcada pela violência, os portugueses venceram os holandeses por 1 a 0 nas oitavas de final. Nas quartas, o país voltaria a encarar a Inglaterra, que há quatro décadas tinha eliminado o país. Porém, desta vez a história foi diferente.

Após empate de 0 a 0 nos 120 minutos, a seleção portuguesa venceu o “English Team” por 3 a 1 nas penalidades e classificou-se para a semifinal – que foi contra a França de um tal Zidane. O sonho de ir para uma final inédita terminou nos pés do craque e camisa 10, que marcou o gol da vitória num pênalti.

Em mais uma disputa de terceiro lugar, desta vez não deu para os portugueses. Numa partida de quatro gols contra os alemães, donos da casa, Portugal perdeu por 3 a 1 e teve de se contentar com o quarto lugar.

2006-selecao-de-portugal
40 anos mais tarde, na Copa de 2006, o país chegou na quarta colocação.

Piores campanhas

Quando o assunto são participações “esquecíveis”, os portugueses não têm motivos para se lembrar. A primeira campanha ruim da seleção nacional foi em 1986, quando o país caiu ainda na primeira fase, mesmo vencendo ingleses e se “vingando” 20 anos depois

Porém, as derrotas para poloneses e marroquinos na sequência deixaram o país na lanterna do grupo. O país voltou a disputar a Copa do Mundo apenas em 2002, na edição sediada na Coreia do Sul e Japão. E novamente, eliminação ainda na fase de grupos.

Mesmo tendo Luís Figo, então melhor jogador do mundo, o time português decepcionou. Na estreia, perdeu para os Estados Unidos e depois até venceu a Polônia. O que não foi suficiente, pois os lusos perderam para a Coreia, dona da casa.

Por fim, a campanha da Copa de 2014, realizada no Brasil. E os portugueses voltaram a saber o quão ruim é ser eliminado tão rapidamente. E logo na estreia, o país tomou 4 a 0 para a Alemanha. Na segunda e terceira partida do respectivo grupo, empate contra os Estados Unidos e vitória contra Gana, o que foi insuficiente para avançar de fase.

Top 5 jogadores históricos

  • Eusébio
  • Cristiano Ronaldo
  • Luís Figo
  • Rui Costa
  • Pauleta

Top 5 destaques para o Catar

Os portugueses vêm para o Catar com excelentes jogadores à disposição do técnico Fernando Santos. Além da lenda Cristiano Ronaldo, que deve fazer sua última Copa do Mundo, precisamos destacar outros nomes para ficar de olho a partir do dia 20 de novembro. Como João Cancelo, Rúben Dias, Bruno Fernandes, Bernardo Silva e Otávio.

2022-selecao-de-portugal
A equipe dos lusos que buscarão a taça inédita em 2022, no Catar.

Cotações das partidas para apostar

O que achou do histórico da seleção portuguesa em mundiais? Confira agora das cotações* do site 22Bet das duas primeiras partidas do país no Grupo H. Isto é, além das probabilidades do mercado “1×2”, fique por dentro também das odds para palpitar no “Vencedor do Grupo H”, que tem ainda Uruguai, Coreia do Sul e Gana.  

Quinta-feira (24), às 13h, no Estádio 974 – Doha

  • Portugal – 1.392
  • Empate – 4.5
  • Gana – 8.8

Segunda-feira (28), às 16h, no Estádio Lusail – Lusail

  • Portugal – 2.05
  • Empate – 3.4
  • Uruguai – 3.68

Mercado “Grupo H – Vencedor”

  • Portugal – 1.7
  • Uruguai – 3.2
  • Coreia do Sul – 11
  • Gana – 13

Cotação para apostar no mercado “Vencedor” da Copa

Caso decida apostar na vitória da seleção de Portugal nesta Copa, saiba que as chances de acontecer são altas, apesar das odds não serem lá muito altas. Ou seja, você encontrará a cotação de 13.00 no mercado “Vencedor”, presente na seção “Copa do Mundo da Fifa 2022 Vencedor”. Confira a seguir os últimos artigos das seleções que disputarão a Copa a partir de 20 de novembro e aproveite o bônus 22Bet!  

*as cotações costumam variar no decorrer dos dias que antecedem a Copa.


Compartilhe:

Deixe um comentário