AFC na Copa: Seleção da Espanha

Com 17 participações em mundiais, sendo a 12ª seguida, a Seleção da Espanha é uma das principais favoritas ao título no Catar em 2022. E dando sequência à nossa série “AFC na Copa”, que vem trazendo todos os 32 países participantes do torneio, chegamos no momento de falarmos da campeã de 2010. Além disso, confira também as cotações e como apostar online na “Fúria” no site Amuletobet.

  • História da seleção em Copas
  • Melhores desempenhos
  • Piores campanhas
  • Top 5 jogadores históricos
  • Top 5 destaques para o Catar
  • Cotações das partidas no site Amuletobet
  • Cotação para apostar no mercado “Vencedor Final”
1986-selecao-da-espanha
Na Copa de 1986, a Espanha começou a sua boa participação perdendo para o Brasil.

História da Seleção da Espanha nas Copas

Os espanhóis não sabem o que é ficar de fora de uma Copa desde a edição 1974, na Alemanha. Isto é, de 1982 para cá, “La Roja”, como é conhecida, participou de 11 torneios consecutivos. E no meio disso tudo, teve boas campanhas, como o título na África do Sul.

Mas também teve fracassos, como a edição no Brasil, em 2014. Pensando nisso, a partir de agora você passa a conferir um pouco da trajetória da equipe espanhola ao longo das últimas décadas dentro do “AFC na Copa”.

Melhores desempenhos

Antes de vencer o título inédito da Copa do Mundo pela primeira vez há 12 anos, a Espanha teve bons desempenhos em três oportunidades. A primeira grande campanha veio no Mundial de 1950, realizado no Brasil.

Na ocasião, os europeus fizeram uma primeira fase com 100% de aproveitamento, vencendo todos os seus jogos. Foram vitórias contra Estados Unidos, Chile e Inglaterra, que lhe renderam classificação à segunda fase.

Porém, no quadrangular final, composto por quatro seleções, a Espanha foi só decepção: empate contra o Uruguai e derrotas para Brasil e Suécia. Para os brasileiros, aliás, o placar foi um sonoro 6 a 1. Mas apesar de tudo, o quarto lugar foi por muitos anos a melhor classificação do país em mundiais.

Copas de 1986 e 2002

Outros bons desempenhos vieram nas Copas de 1986 e 2002. Em ambas as competições realizadas no México e na Coreia do Sul e Japão, os espanhóis alcançaram as quartas de final. Em solo mexicano, o país perdeu para o Brasil na estreia, mas depois venceu Irlanda do Norte e Argélia na fase de grupos.

Já nas oitavas, uma das suas melhores performances já vistas: 5 a 1 sobre a badalada Dinamarca. Porém, na fase seguinte, o país caiu para a Bélgica nas penalidades após empatar em 1 a 1 por 120 minutos. Com o resultado, a equipe atingiu o sétimo lugar.

Sobre territórios asiáticos, mais precisamente há 20 anos atrás, a Espanha voltou a fazer uma primeira fase sem reparos. Três vitórias, contra Eslovênia, Paraguai e África do Sul na Copa de 2022. Nas oitavas, após empatar com a Irlanda, a classificação às quartas veio nas penalidades.

Porém, nesta fase, um dos jogos mais polêmicos e controversos das histórias das Copas. Com um verdadeiro show de erros, a Espanha acabou sendo eliminada nas penalidades para a Coreia do Sul, donos da casa. O país ficou em quinto lugar na classificação geral.

2010-selecao-da-espanha
A primeira conquista mundial veio na África do Sul, há 12 anos.

O título inédito em 2010

A consagração e melhor campanha viria apenas oito anos depois, no primeiro torneio a ser sediado em solo africano. Na Copa de 2010, a Espanha surpreendeu e perdeu logo na partida de estreia contra a Suíça. Mas ainda na primeira fase, recuperou-se e venceu Honduras e Chile.

No mata-mata, venceu os portugueses pelo placar magro de 1 a 0, o suficiente para avançar. Nas quartas, outro sufoco e placar modesto: 1 a 0 sobre os paraguaios. E o mesmo placar voltou a se repetir nos dois próximos jogos, contra a Alemanha, na semi, e Holanda, na decisão.

Na grande final em 11 de julho, também conhecido como o principal dia dos torcedores espanhóis, a Espanha confirmou o seu favoritismo antes do torneio e venceu. Isto é, por mais percalços que a equipe teve ao longo da competição, não deu outra: uma campeã inédita!

Piores campanhas e/ou decepções

Agora quando o assunto são más campanhas, decepções e fracassos… O futebol espanhol já viu um bocado de vezes isso acontecer. Foram cinco eliminações muito semelhantes na primeira fase, nas edições de 1962, 1966, 1978, 1998 e 2014.

Em todas as oportunidades, o país até conseguiu vencer uma partida e pontuar no seus respectivos grupos, mas o insuficiente para avançar à segunda fase. Mas se fosse para definir um fracasso, ele se chamaria o da edição no Brasil, há oito anos.

Na Copa de 2014, a Fúria, atual campeã do mundo, estreou contra a Holanda, sua adversária quatro anos antes. E logo de cara, uma vingança em forma de goleada para os holandeses: 5 a 1, fora o baile.

Na segunda partida, nova derrota, desta vez para o Chile por 2 a 0. Isto é, de nada adiantou a goleada de 3 a 0 sobre a Austrália na terceira partida para se classificar. O país terminou o mundial na 23ª colocação geral, a sua pior colocação desde 1934.

Top 5 jogadores históricos em Copas

  • Andrés Iniesta
  • Iker Casillas
  • Emilio Butragueño
  • Raúl González
  • David Villa

Top 5 destaques para o Catar

Os jogadores Unai Simón, Aymeric Laporte, Sergio Busquets, Pedri e Ferrán Torres são os principais destaques do técnico Luis Enrique. Dos remanescentes do título de 2010, apenas Busquets, que é também o capitão da seleção.

2022-selecao-da-espanha
Esta é a “La Roja” que estará no Catar em 2022.

Cotações das partidas para apostar

Acredita que com essa história e com esses jogadores a Espanha pode ser uma das favoritas para a Copa? Se sim, confira a partir de agora as cotações* do país nos seus jogos na primeira fase. As odds do Grupo E, que tem também Alemanha, Japão e Costa Rica, referem-se ao mercado “Vencedor da Partida”.

Terça-feira (23), às 13h, no Estádio Al Thumama – Doha

  • Espanha – 1.15
  • Empate – 7.4
  • Costa Rica – 21.0

Domingo (27), às 16h, no Estádio 974 – Doha

  • Espanha – 2.55
  • Empate – 3.3
  • Alemanha – 2.8

Quinta-feira (1º), às 16h, no Estádio Internacional de Khalifa – Doha

  • Japão – 7.6
  • Empate – 5.0
  • Espanha – 1.39

Mercado “Grupo E – Vencedor”

  • Espanha – 1.86
  • Alemanha – 2.1
  • Japão – 13.4
  • Costa Rica – 46.0

Cotação para apostar no mercado “Vencedor” da Copa

Caso decida apostar na vitória da seleção da Espanha no Mundial do Catar, saiba que as chances disso ocorrer são consideradas altas. Contudo, as odds não estão muito atrativas no site Amuletobet. Na casa de apostas é possível encontrar a cotação de 9.4 no mercado “Copa do Mundo – Vencedor”.

Confira a seguir os últimos quatro artigos das seleções que disputarão a Copa a partir de 20 de novembro e aproveite o bônus Amuletobet.

*as cotações costumam variar no decorrer dos dias que antecedem a Copa.


Compartilhe:

Deixe um comentário