AFC na Copa: Seleção da Bélgica

A Seleção da Bélgica é a uma das 10 favoritas ao título da Copa do Mundo de 2022. E por causa disso, resolvemos trazer um pouco mais sobre o desempenho ao longo da história e como chega no Catar. Fique por dentro também das cotações para apostar na equipe europeia através do site Betsson.

  • História da seleção em Copas
  • Melhores desempenhos
  • Piores campanhas
  • Top 5 jogadores históricos
  • Top 5 destaques para o Catar
  • Cotações das partidas no site Betsson
  • Cotação para apostar no mercado “Vencedor Final”

História da Seleção da Bélgica nas Copas

Com 13 participações em mundiais, a Seleção da Bélgica chega ao Catar com uma credencial de terceira equipe da Copa passada. Os “Diabos Vermelhos” estiveram presentes nas três primeiras edições antes da Segunda Guerra, em 1930, 1934 e 1938.

Depois disso, após se retirar da Copa de 1950, voltou a participar ainda em 1954, 1970, 1982, 1986, 1990, 1994, 1998, 2002, 2014 e 2018. Isto é, o pequeno país europeu possui uma certa história quando o assunto é a principal competição de futebol do planeta. Pensando nisso, fique agora com os belgas dentro da série “AFC na Copa”.

1986-selecao-da-belgica
Na Copa de 1986, a Bélgica foi longe, sendo eliminada apenas na semifinal para a Argentina de Maradona.

Melhores desempenhos

Foi apenas em 1986, na Copa do México, que a seleção belga conseguiu desfrutar pela primeira vez do sabor de um mata-mata. Naquela oportunidade, a Bélgica classificou-se às oitavas ao perder para México por 2 a 1, vencer Iraque pelo mesmo placar e empatar em 2 a 2 com o Paraguai.  

Nas oitavas, o país eliminou a extinta União Soviética por 4 a 3 na prorrogação. Na fase seguinte, quartas de final, eliminou a Espanha por 5 a 4 nos pênaltis. O sonho acabou terminando na semifinal, quando encontrou a Argentina de um certo Maradona.

O placar foi 2 a 0 para os sul-americanos, que se tornariam campeões do mundo. Na disputa de terceiro lugar, os belgas perderiam ainda para a França 4 a 2, na prorrogação, garantindo assim o quarto lugar, até então a melhor colocação da nação em mundiais.

Quase três décadas depois, o país voltaria a fazer uma campanha de destaque. Na Copa de 2014, no Brasil, os belgas foram até às quartas. E na primeira fase, 100% de aproveitamento, ao vencer Argélia, Rússia e Coreia do Sul.

Nas oitavas, o país encarou os Estados Unidos e venceu na prorrogação pelo placar de 2 a 1. Resultado que o levou para novamente encarar a Argentina, desta vez contra outro gênio. A equipe de Messi, assim como em 86, venceu os europeus, desta vez por 1 a 0.

Por fim, a maior participação da Bélgica em toda a sua história. Na Rússia, há quatro anos, o país terminou o torneio na terceira colocação. A chamada “ótima geração belga” novamente repetiu uma campanha perfeita na fase de grupos, ao vencer Panamá, Tunísia e Inglaterra.

Nas oitavas, despachou o Japão por 3 a 2, de virada. Na fase seguinte, o seu maior feito em mundiais: a eliminação em cima do Brasil pelo placar de 2 a 1. O time de Courtois, De Bruyne, Hazard e Lukako caiu, no entanto, para a campeã França, na semi, por 1 a 0. E na disputa de terceiro, desta vez venceu: 2 a 0 sobre os ingleses.

2018-selecao-da-belgica
Kevin De Bruyne foi o grande destaque da ótima geração belga na Copa de 2014 e 2018 (foto).

Piores campanhas

Os piores desempenhos do país aconteceram ainda quando “tudo era mato” o quesito organização. Nos mundiais de 1930, no Uruguai, de 1934, na Itália e 1938, na França, os belgas caíram ainda na primeira fase, sem nenhuma vitória.

Já em 1954, o máximo que o país conseguiu foi conquistar um ponto ao empatar com a Inglaterra, assim novamente sendo eliminada na fase de grupos. 16 anos depois, na Copa de 70, no México, a história se repetiu.

Apesar de ter feito história ao vencer sua primeira partida em mundiais, os belgas voltariam a ser eliminados na primeira fase. Outra péssima campanha, sendo apontado inclusive como uma das piores devido ao número de equipes participantes, foi em 1998.

Na Copa realizada na França, a primeira com 32 seleções, o país voltou a cair na fase de grupos, algo que não ocorria há quatro edições seguidas. Após três empates, contra Holanda, México e Coreia do Sul, a nação terminou apenas na 19ª posição geral do torneio.

Top 5 jogadores históricos

  • Eric Gerets
  • Jan Ceulemans
  • Michel Preud’homme
  • Kevin De Bruyne
  • Enzo Scifo

Top 5 destaques para o Catar

A seleção da Bélgica chega a sua 14ª Copa do Mundo da Fifa com muita expectativa, principalmente devido ao seu excelente desempenho de quatro anos atrás. Contudo, vale lembrar que o técnico Roberto Martínez conta com craques, porém já “envelhecidos”. O que é o caso de Thibaut Courtois, Jan Vertonghen, Axel Witsel, Kevin De Bruyne e Eden Hazard, todos acima dos 30 anos.

2022-selecao-da-belgica
No Catar, em 2022, esta será a base da Bélgica.

Cotações das partidas para apostar

Gostou de ficar por dentro da história da seleção belga em Copas? Pois fique por dentro agora das cotações* do site Betsson das três primeiras partidas do país no Grupo F da competição. Além das odds do mercado “1×2” (vencedor da partida), confira também as probabilidades para “Vencedor do Grupo F”, que tem ainda Croácia, Marrocos e Canadá.

Terça-feira (23), às 16h, no Estádio Ahmad Bin Ali – Al Rayyan

  • Bélgica – 1.36
  • Empate – 5.10
  • Canadá – 9.30

Domingo (27), às 10h, no Estádio AL Thumama – Doha

  • Bélgica – 1.52
  • Empate – 4.30
  • Marrocos – 6.80

Quinta-feira (1º), às 12h, no Estádio Ahmad Bin Ali – Al Rayyan

  • Croácia – 4.00
  • Empate – 3.70
  • Bélgica – 1.95

Mercado “Grupo F – Vencedor do Grupo”

  • Bélgica – 1.55
  • Croácia – 3.50
  • Marrocos – 11.00
  • Canadá – 13.00

Cotação para apostar no mercado “Vencedor” da Copa

Ficou com vontade de apostar online nesta ótima geração belga, né? Apesar de que você deve estar ciente que está chegando um fim de ciclo no país, sempre cai bem palpitar em possíveis favoritos ao título. Ainda mais quando eles estão com boas cotações, não é mesmo?

Isto é, caso decida apostar na Bélgica para ser campeã do mundo pela primeira vez, encontrará a odds alta de 29.00 no mercado “Mundial 2022 – Vencedor”. Confira na sequência mais artigos das seleções que disputarão a Copa a partir de 20 de novembro e aproveite o bônus Betsson para começar com tudo nas apostas da competição!  

*as cotações costumam variar no decorrer dos dias que antecedem a Copa.


Compartilhe:

Deixe um comentário