AFC na Copa: Seleção Brasileira

Finalizando a série “AFC na Copa”, trazemos a maior de todas. A Seleção Brasileira, única a participar de todos os mundiais desde 1930, é a principal favorita ao título no Catar. Com uma história riquíssima nos torneios da Fifa, o Brasil já passou por tudo ao longo das décadas.

De glórias à tragédias. De títulos a fracassos. Portanto, confira a seguir um pouco da trajetória do país ao longo de 92 anos e como apostar online no site Betano.

  • História da Seleção em Copas
  • Os títulos da Canarinho
  • Piores campanhas
  • Top 5 jogadores históricos
  • Top 5 destaques para o Catar
  • Cotações das partidas no site
  • Cotação para apostar no mercado “Vencedor Final”

História da Seleção Brasileira nas Copas

De 1930 a 2022, são 22 edições de Copa do Mundo. E em todas elas, a Seleção Brasileira, única pentacampeã do mundo, se fez presente. Ao todo, são 107 jogos, sendo 72 vitórias, 18 empates e 17 derrotas, somando ainda incríveis 227 gols marcados e 113 sofridos.

Além das cinco conquistas, a “Canarinho” alcançou o pódio em quatro oportunidades, com dois vice-campeonatos e dois terceiros lugares. Dito isto, confira a partir de agora, neste último “AFC na Copa”, a jornada brasileira ao longo das competições e as cotações para apostar no site Betano. 

1958-selecao-brasileira
O primeiro título da Seleção Brasileira veio na Suécia, em 1958.

Os títulos da Canarinho: 1958

A primeira conquista da Amarelinha veio na Copa do Mundo de 1958, na Suécia. E nesta edição foi a única em que para conquistar o Brasil teve no caminho apenas equipes europeias. Na primeira fase, venceu a Áustria, a extinta União Soviética e empatou com a Inglaterra.

Nas quartas, venceu País de Gales por 1 a 0 com o primeiro gol de Pelé em Copas. Na semifinal, aplicou 5 a 2 na França e repetiu o mesmo placar contra os anfitriões do torneio. Primeira taça no armário e de forma invicta enfrentando apenas europeus.

1962

Quatro anos mais tarde, o bicampeonato e a consolidação de um país. Na fase de grupos da Copa de 1962, no Chile, os brasileiros venceram mexicanos, espanhóis e empataram com tchecos.

Na fase final, venceu a Inglaterra por 3 a 1, os anfitriões chilenos na semifinal por 4 a 2 e voltaram a enfrentar a antiga Tchecoslováquia. Porém, na decisão os brasileiros aplicaram 3 a 1. A segunda taça também aconteceu de forma invicta e teve como destaque Garrincha.

1970

Após ir mal no Mundial de 1966, o Brasil voltaria a brilhar para o mundo na Copa de 1970, a primeira realizada no México. Na primeira fase, 100% de aproveitamento com vitórias sobre a Tchecoslováquia, Inglaterra e Romênia.

Na fase final, vitórias sobre os vizinhos peruanos e uruguaios, por 4 a 2 e 3 a 1, respectivamente. Na grande final, os sul-americanos encontraram os europeus pela terceira vez. Mas contra a Itália o Brasil fez 4 a 1 de forma incontestável e tornou-se a primeira seleção a vencer três vezes o Mundial. O torneio marcou a consagração do Rei Pelé.

1994-selecao-brasileira
Na Copa dos Estados Unidos, o Brasil venceu o país anfitrião nas oitavas e se sagrou campeão.

1994

O longo jejum de 24 anos só foi terminado em 1994, no Mundial dos Estados Unidos. Com a primeira fase de forma invicta, tendo vencido a Rússia, Camarões e empatado contra Suécia, os brasileiros rumaram às oitavas para encarar os donos da casa.

Contra os Estados Unidos, venceu por 1 a 0, garantindo vaga nas quartas. Contra a Holanda, um 3 a 2 para o Brasil animou os amantes de futebol e empolgou milhões de torcedores brasileiros.

Na semifinal, a Amarelinha (vestindo azul), voltaria a encarar a Suécia, mas desta vez vencendo por 1 a 0 e carimbando vaga na sua quinta final de mundial. E novamente contra os italianos, os brasileiros conquistaram a mais almejada taça do mundo, nas penalidades, por 3 a 2.

2002

Após a traumática derrota para a França quatro anos antes na Copa de 1998, tudo parecia ir de mal a pior. O Brasil foi eliminado precocemente da Copa América 2001, fracassou na extinta Copa das Confederações no mesmo ano e passou sufoco para se classificar ao primeiro mundial da Ásia.

Isto é, desconfiança e desânimos eram a tônica do elenco, que tinha, pasmem, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho e Ronaldo, os “Três erres”. Mas o pessimismo foi indo embora na medida que o país fez uma excelente primeira fase, vencendo Turquia, China e Costa Rica.

No mata-mata, vitória sobre Bélgica, Inglaterra e Turquia, pelos placares de 2 a 0, 2 a 1 e 1 a 0, respectivamente. Na grande e aguardada final entre brasileiros e alemães, não deu outra: consagração para o time de Ronaldo, que teve a sua redenção pessoal.

Outras participações de destaque

Além dos títulos, o Brasil também coleciona outras boas campanhas quando o assunto é o mundial de seleções da Fifa. O primeiro grande destaque veio na edição de 1938, realizada na França. Na ocasião, os brasileiros conquistaram a terceira colocação.

Após um hiato de 12 anos devido às consequências da Segunda Guerra Mundial, a Seleção voltaria em a fazer uma boa participação na Copa seguinte, realizada no Brasil. Na ocasião, os donos da casa foram vice-campeões mundiais.

Nos mundiais de 1974, 1978 e 1982, a já Amarelinha não faria feio. Na Alemanha, o time que vinha do tricampeonato ficou na quarta colocação. Na Argentina, quatro anos depois, subiu um degrau e ficou na terceira posição.

Já em 1982, apesar de ter ficado em quinto lugar, encantou o mundo com o seu futebol arte na Espanha. Após ir mal nas edições de 1986, 1990 e ganhar o tetra em 1994, a Seleção Brasileira voltou a ter destaque na Copa de 98, na França. Na oportunidade, ficou com o vice.

1990-selecao-brasileira
Na Itália em 1990, o Brasil foi eliminado para a Argentina de Caniggia (esquerda) e Maradona (centro).

Piores campanhas e/ou decepções

Se nos mundiais de 1930 e 1934, onde o Brasil jogou apenas três partidas e foi eliminado na primeira fase, na Copa de 1966 o desempenho foi tão ruim quanto. No torneio sediado na Inglaterra, os brasileiros vinham de duas taças Jules Rimet seguidas.

Num torneio com 16 participantes, os brasileiros foram eliminados após vencer uma partida e perder outras duas, ainda na fase de grupos. Ao final da competição, ficaram na indigesta 11ª colocação geral.

em 1990, na Itália, outra decepção em forma de participação. Mesmo tendo vencidos os três primeiros duelos na primeira fase, a Seleção caiu logo no primeiro jogo do mata-mata, contra a Argentina, e deu adeus ao tetra.

Mas quando falamos em piores campanhas queremos dizer também piores derrotas. Em 2014, na segunda Copa realizada em solo brasileiro, uma participação para esquecer. Após uma primeira fase dentro das estimativas iniciais, veio o mata-mata.

E na primeira partida, vitória sobre os chilenos nas penalidades. Nas quartas, contra os colombianos, também placar favorável aos brasileiros e classificação às semifinais. Contudo, a Alemanha estava no meio do caminho. Bom, acho que não precisamos dizer mais nada, não é?

Top 5 jogadores históricos em Copas

  • Pelé
  • Ronaldo
  • Romário
  • Taffarel
  • Cafu

Top 5 destaques para o Catar

Os brasileiros Alisson, Thiago Silva, Neymar, Vinícius Jr. e Richarlison são os grandes nomes que o técnico Tite terá à disposição no Catar 2022. Todos os jogadores atletas são titulares absolutos em seus respectivos clubes.

2022-selecao-brasileira
Plantel que o técnico Tite terá à disposição no Catar a partir do dia 24 de novembro.

Cotações das partidas para apostar

A seleção pentacampeã do mundo, junto com Argentina e França, vem como a principal favorita ao título. E quem diz isso são casas de apostas como o site Betano. Nele, é possível encontrar cotações* para apostar online nas primeiras partidas da seleção no Grupo G, que tem também Sérvia, Suíça e Camarões. Confira as probabilidades para apostar online no site. 

Quinta-feira (24), às 16h, no Estádio Lusail – Lusail

  • Brasil – 1.45
  • Empate – 4.35
  • Sérvia – 7.50

Segunda-feira (28), às 13h, no Estádio 974 – Doha

  • Brasil – 1.52
  • Empate – 4.25
  • Suíça – 6.40

Sexta-feira (02), às 16h, no Estádio Lusail – Lusail

  • Camarões – 14.50
  • Empate – 5.40
  • Brasil – 1.25

Mercado “1º lugar do Grupo G”

  • Brasil – 1.35
  • Suíça – 7.50
  • Sérvia – 6.00
  • Camarões – 15.00

Cotação para apostar no mercado “Vencedor Final” da Copa

Se decidir apostar na conquista da seleção do Brasil na Copa do Mundo, saiba que as chances disso ocorrer são altas. Todavia, a cotação que se apresenta atualmente no site Betano não é alta. Isto é, a odds para os franceses vencerem a competição está em 4.50 no mercado “Vencedor Final”, presente na seção “Copa do Mundo 2022”.

Gostou de ficar por dentro da história do Brasil nas Copas e das 31 seleções anteriormente abordadas por aqui? Pois aproveite o bônus Betano para apostar e muito no primeiro mundial do Oriente Médio!

*as cotações costumam variar no decorrer dos dias que antecedem a Copa.


Compartilhe:

Copa América de Futebol de Areia – Brasil tricampeão - Torcidas

Data2023-03-21 18:37:58

[…] Seleção Brasileira de Futebol de Areia acaba de levantar mais uma taça. No último domingo, 19/3, o Brasil venceu sua […]

Deixe um comentário