Especial Super Bowl XLVIII ApostasFC

SEATTLE SEAHAWKS x DENVER BRONCOS

Seahawks-vs-Broncos-Super-Bowl-Betting-Props-012214L

Enfim chegou o grande dia! É hora do jogo mais importante dos esportes americanos em sua 48ª edição. Esse ano o Super Bowl será realizado no frio de Nova Jersey no MetLife Stadium na cidade de East Ruthrford. O estádio é dividido costumeiramente entre New York Jets e New York Giants.

O jogo desse ano reserva fortes emoções aos amantes do futebol americano, uma partida que promete ser antológica em que se encontram o campeão da NFC, o Seattle Seahawks e o campeão da AFC, o Denver Broncos.

Agora vamos dissecar o confronto entre os finalistas para podermos fazer uma análise dos times que jogarão este Super Bowl.

Seattle Seahawks

Quando se pensa em Seahawks logo se imagina a forte defesa formada por ótimos Linebackers e uma secundária muito eficiente. O ponto fraco talvez seja a linha de Defensive Tackles, não que ela seja ruim, apenas destoa um pouco de todo o resto da defesa.

Já o ataque não é tão forte quanto a defesa. O time possui um bom Quarterback, um excelente Running Back, recebedores medianos e uma Linha Ofensiva muito boa no blind side(lado esquerdo) e mediana nos outros pontos.

Denver Broncos

Quando se pensa em Broncos logo se imagina o seu forte ataque. Um Quaterback excelente, um Running Back que sempre foi tido com uma promessa muito boa desde quando saiu do College, mas que só aflorou seu talento nessa temporada. A equipe também possui uma ótima linha de recebedores e uma Linha Ofensiva que cede muitos poucos sacks e que dá muito tempo para o Manning lançar a bola.

Já a defesa não é muito boa, apesar de ter jogado muito bem contra o Patriots na final da AFC. O setor tem alguns jogadores muito bons como Robert Ayers e Shaun Philips. A secundária, que vem sendo o problema do time durante toda a temporada, possui alguns bons jogadores que vem melhorando durante a temporada, Dominique Rodgers-Cromartie e Champ Bailey são os destaques, porém o ultimo vinha lesionado.

Dissecando jogador por jogador

ATAQUE

Por Pedro Fonseca

Quarterbacks

De um lado um QB móvel, ou seja que corre bastante mas que tambem passa muito bem. Do outro um QB mais estático, mas que tem uma precisão incrível nas mãos.

Russell Wilson

Russell Wilson

Com 62,6% passes completados juntando a temporada regular e os playoffs, Wilson tem piorado um pouco seu desempenho passando a bola. Muito por culpa de sua Linha Ofensiva que deixa pouco tempo para ele no pocket. Nessa temporada ele tem 27 TD(apenas 1 nos playoffs) e 9 INT(nenhuma nos playoffs). É bom salientar que até aqui Russell Wilson é o QB que menos tentou passes na Liga, com apenas 450 tentativas. Esse número mascara um pouco a sua habilidade no passe já que com menos tentativas, ocorrem menos erros.

Seu estilo de jogo alia uma boa precisão de passes, com uma movimentação que causa confusão na defesa adversária. A presença de Lynch é fundamental para fazer com que a defesa fique focada nele e Wilson tenha facilidade para realizar um play action de qualidade.

_____________________________________________________________________

Peyton Manning

Peyton Manning

Manning quebrou diversos recordes durante a temporada.

O numero de TD’s : 55

Jardas aéreas: 5477

Maior número de pontos numa só temporada: 606

Número de jogos com quatro ou mais TD: 9

Além de empatar os recordes com 4 jogos com 400 ou mais jardas aéreas, Manning também atingiu 3 jogos com mais de 50 pontos feitos.

Ao contrário do QB adversário, Peyton Manning vem melhorando sua performance nos playoffs. Se nos basearmos nos números frios temos uma porcentagem de 68,3% de passes completados na temporada regular. Nos playoffs o numero passou a ser de 72,2%, porém, esses jogos de playoffs foram contra o San Diego Chargers que tem uma péssima secundária(4ª piorda NFL) e o New England Patriots que jogou sem o principal jogador da linha secundária(Aqib Talib).

Seu estilo de jogo é focado nos passes. Sua movimentação é patética e ele só a usa em situações extremas.

Pedro Ivo: Vantagem para Peyton Manning

Gustavo Zambrano: Vantagem para Peyton Manning

Running Backs

Dois bons RB#1 que vem se destacando durante a temporada e fazem desse matchup um dos mais interessantes do jogo.

Marshawn Lynch

Marshawn Lynch

Lynch tem um média excelente juntando a temporada regular e os playoffs (4,3/corrida) apresentando mais de 350 tentativas para 1506 jardas e 12 TD. Ele não é muito utilizado em jogadas de passe, mas tem 339 jardas aéreas e 2 TD recebidos.

Robert Turbin

Robert Turbin

Usado como complemento para o RB titular. Tem um average de 3,4/corrida e apenas 279 jardas em 82 tentativas e 0 TD.

_____________________________________________________________________

Knowshown Moreno

Knowshon Moreno

Moreno tinha uma grande espectativa para se tornar um bom jogador, desde que saiu da Universidade da Georgia, porém nunca tinha jogado bem como um jogador da NFL. Esse ano as coisas tem sido bem diferentes para ele. Tem uma média bastante similar a de Marshawn Lynch, por exemplo(4.24/corrida), mas com bem menos tentativas. Foram apenas 279 para 1179 jardas e 10 TD. Nas jardas aéreas ele é bem mais utilizado que o RB adversário com 63 recepções para 582 jardas e 3 TD.

Montee Ball

Montee Ball

Apesar de um início bastante decepcionante, Ball conseguiu melhorar bastante sua performance durante a temporada. Com 144 tentativas e 645 jardas e 4 TD, ele acabou se tornando um jogador importante no ataque terrestre do time de Denver e que complementa bem o RB titular quando ele está cansado.

Pedro Ivo: Vantagem para Moreno + Ball

Gustavo Zambrano para Lynch + Turbin

Wide Receivers

Aqui temos um duelo entre a melhor linha de WR da NFL contra uma que contará com a presença de seu melhor recebedor mas que ficou de fora de praticamente toda a temporada.

Percy Harvin

harvin

Harvin passou toda a temporada regular lesionado, tinha volta marcada para a semana 10, porém com a perspectiva de ir aos playoffs o time foi adiando para ele pudesse retornar totalmente inteiro. Para o Super Bowl, é bem possível que ele já tenha se recuperado 100%. Até aqui teve apenas 4 recepções para 38 jardas e 0 TD.

Golden Tate

Golden Tate

Com a lesão de Harvin, passou a ser o WR mais acionado da equipe de Seattle. Tate teve 69 recepções para 942 jardas e 5 TD nessa temporada.

Doug Baldwin

Doug Baldwin

Conhecido por ser um WR que dropa muito poucos passes, tem sido o WR#2 da equipe, mas que tem numeros bastante parecidos com os de Tate. Foram 58 recepções para 914 jardas e 5 TD

_____________________________________________________________________

Demaryus Thomas

Demaryius Thomas

Um dos destaques do melhor ataque aéreo da Liga. Thomas é o WR #1 do time, jogador com mais jardas recebidas, com mais recepções e com mais passes em sua direção. Até aqui são 92 recepções para 1430 jardas e 14 TD.

Wes Welker

Wes Welker

Jogador que atua no Slot do ataque. Provavelmente o WR mais ágil da Liga. Recebeu 73 passes para 770 jardas e 10 TD.

Eric Decker

Eric Decker

Seria o que chamamos de WR#2. Manning utiliza bastante o Decker em situações onde o Demaryus Thomas tem dificuldades contra a sua marcação que geralmente é feita pelo melhor CB do time adversário. Muito por isso, Decker tem números tão impressionantes. São 87 recepções para 1288 jardas e 11 TD.

Pedro Ivo: Vantagem para o Thomas + Welker + Decker

Gustavo Zambrano: Vantagem para Thomas + Welker + Decker

TIGHT ENDS

Um duelo entre um TE muito experiente e que apesar de não contribuir tanto é um bom alvo na End Zone e outro TE jovem mas que vem mostrando muito talento e ajudando bastante sua equipe.

Zach Miller

Zach Miller

Apesar de pouco utilizado nas situações normais de campo, Miller tem um numero muito bom de TD, pois é um alvo gigante na End Zone, seus 6’5”(1,96) mostram isso. Até aqui tem 37 recepções para 423 jardas e 5 TD.

Luke Wilson

Luke Willson

Com a pouca utilização dos TE da equipe de Seattle e ainda sendo reserva é compreensível que Wilson não tenha numeros significativos. Porém o rookie é um bom jogador e é bom ficar de olho porque assim como Zach Miller é um alvo gigante na End Zone já que os dois tem a mesma altura. São 20 recepções para 272 jardas e 1 TD. Não tem nenhuma recepção nos playoffs.

_____________________________________________________________________

Julius Thomas

Julius Thomas

Talvez uma das maiores surpresas da temporada até aqui. O jogador que veio de Portland State, uma univesidade pequena no universo da NCAAF, vem tendo numeros fantásticos na NFL. São 79 recepções pra 949 jardas e 12 TD. É um jogador extremamente forte, tem boas mãos e deixa escapar pouquissimos passes(obviamente que Manning ajuda nesse quesito). Pode ser uma saída para fugir do confronto com a secundária de Seattle.

Jacob Tamme

Jacob Tamme

Tamme foi muito pouco utilizado esse ano, não tem numeros significativos para que se possa salientar, mas como é um TE mais rápido, pode ser utilizado da mesma forma que Thomas, pra fugir do confronto com a secundária de Seattle. Teve apenas 22 recepções pra 208 jardas e 2 TD.

Pedro Ivo: Vantagem para o Thomas + Tamme

Gustavo Zambrano: Vantagem para o Miller + Wilson

OFFENSIVE LINE

Russel Okung – Left Tackle

Russell Okung

James Carpenter – Left Guard

James Carpenter

Max Unger – Center

Max Unger

JR Sweezy – Right Guard

J.R. Sweezy

Breno Giacomini – Right Tackle

Breno Giacomini

É uma unidade que vem tendo sérios problemas para controlar o pass rush do time adversário. O lado direito é bastante deficiente e causa problemas constantes a Russell Wilson. O lado esquerdo é muito bom e geralmente não costuma dar muitos problemas. Abre bons espaços para o RB correr, e é ajudada por ter um RB monstro que mesmo quando a linha não abre os espaços necessários, ele sabe como achá-los. Como estamos trabalhando com numeros nesse guia, aqui vão eles:

Foram 44 sacks cedidos para 298 jardas perdidas como resultados desses sacks. Lembrando que a OL dos Seahawks deixa passar algumas vezes os jogadores para conseguir fazer jogadas de screen pass ou um playaction, algumas vezes essas jogadas não dão certo e resultam em sacks.

_____________________________________________________________________

Chris Clark – Left Tackle

Chris Clark

Zane Beadless – Left Guard

Zane Beadles

Manny Ramirez – Center

Manny Ramirez

Louis Vazquez – Right Guard

Louis Vasquez

Orlando Franklin – Right Tackle

Orlando Franklin

Essa OL dos Broncos foi montada pelo Manning para sua própria proteção. O Broncos já contava com uma boa OL e o Manning mandou buscar Louis Vazquez no San Diego Chargers para melhorar ainda mais a parte direita da linha onde ele teve alguns problemas no ano passado. Mesmo na reserva, por exemplo na posição de LT, ele possui o bom Winston Justice que seria titular em diversas equipes da NFL.

Os numeros são impressionantes:

Apenas 20 sacks cedidos para 128 jardas perdidas como resultado desses sacks. A OL do Broncos é tambem parte do sucesso de Moreno nas corridas. Abrem bons espaços pro RB correr com eficiência.

Pedro Ivo: Vantagem para o Denver Broncos

Gustavo Zambrano: Vantagem para o Denver Broncos

DEFESA

Por Gustavo Zambrano

DEFENSIVE LINE

Left Ends

Red Bryant e Michael Bennett

Red BryantMichael Bennett

No papel, Bryant é o titular da posição, porém existe um rodízio entre muito claro entre ele e Bennett, nesse caso os dois devem ser analisados em conjunto. Ambos tem o mesmo número de tackles(31), porém Bennett é melhor em situações de pass rush com 8,5 sacks, sendo o jogador de Seattle que mais colocou o QB adversário no chão. Por outro lado, Bryant fica incumbido de parar o jogo corrido e tem feito um bom trabalho até então com seus 31 tackles.

_____________________________________________________________________

Malik Jackson

Malik Jackson

Apesar da defesa dos Broncos não ter ido bem contra o jogo aéreo, muito em conta do ataque bastante explosivo comandado por Peyton Manning que deixa a defesa em campo por muito tempo, em um quesito os torcedores do Broncos não podem reclamar, os sacks. Denver teve 41 nessa temporada e Jackson foi responsável por 6 deles.

Pedro Ivo: Vantagem para Bryant + Bennett

Gustavo Zambrano: Vantagem para Bryant + Bennett

Right End

Chris Clemons e Cliff Avril

Chris ClemonsCliff Avril

Assim como o lado esquerdo da linha defensiva dos Seahawks, o lado direito segue a mesma linha de raciocínio. Clemon e Avrill alinham conforme a necessidade da jogada. Dos 44 sacks do time do Estado de Washington, essa dupla foi responsável por 12,5 sacks. Avrill também tem destaque forçando fumbles, foram 5 nessa temporada sendo 1 deles recuperado por ele.

_____________________________________________________________________

Shaun Philips e Robert Ayers

Shaun PhillipsRobert Ayers

Se do lado esquerdo Jackson é o titular absoluto, do lado direito temos uma clara divisão de tarefas entre o titular e o reserva. Philips tem sido o grande destaque dessa DL durante a temporada. Seus 10 sacks contribuíram demais para a defesa dos Broncos. Ayers com seus 5,5 sacks tambem teve participação importante em algumas jogadas.

Pedro Ivo: Vantagem para o Clemons + Avrill

Gustavo Zambrano: Vantagem para Clemons + Avrill

Defensive Tackles

Provavelmente esse é o ponto fraco da excelente defesa dos Seahawks. Porém McDaniel e Mebane apesar de não serem jogadores fantásticos tem sido sólidos durante a temporada.

Tony McDaniel

Tony McDaniel

McDaniel é o sexto jogador com mais tackles do time(52), contribuiu ainda com 2 sacks e 1 fumble forçado.

Brandon Mebane

Brandon Mebane

Mebane é um jogador que é atribuído mais a parar o jogo corrido. Foram 45 tackles basicamente nesta função.

_____________________________________________________________________

Sylvester Williams

Sylvester Williams

O rookie da University of North Carolina não teve um grande desempenho no interior da linha defensiva. Williams conseguiu 2 sacks, mas perdeu 4 tackles e somou 20 tackles com êxito durante a temporada. Números bastante abaixo do que se espera de um DT titular da NFL.

Terrance Knighton

Terrance Knighton

Knighton veio dos Jaguars para assumir papel principal na posição de DT dos Broncos. Jogou bem melhor que seu companheiro sendo peça fundamental no pass rush terminando com 3 sacks. O DT ainda teve 1 interceptação retornada para 2 jardas.

Pedro Ivo: Vantagem para o Williams + Knighton

Gustavo Zambrano: Vantagem para McDaniel + Mebane

LINEBACKERS

Bruce Irvin

Bruce Irvin

Irvin é um dos responsáveis por essa linha de LB ser uma das melhores da Liga. Dos seus 40 tackles, 31 foram aplicados sozinho o que demonstra a força desse jogador. Além disso, foram 2 sacks e 2 passes desviados.

Bobby Wagner

Bobby Wagner

O coração do front seven dos Seahawks é ocupado por Wagner. Ele liderou a equipe em tackles e é uma ameaça constante para os QB adversários. Terminou a temporada com 5 sacks, 6 passes desviados, 2 interceptações e 120 tackles

Malcom Smith

Malcolm Smith

Smith assumiu a titularidade nessa temporada e não decepcionou. Fez de tudo nessa defesa e foi responsável por um dos TD defensivos do time.

_____________________________________________________________________

Danny Travathan

Danny Trevathan

Com Von Miller fora por boa parte da temporada, Travathan acabou por ser o maior destaque dos Broncos na linha de LB. Ele lidera a equipe em numeros de tackles, e fumbles forçados. Além disso, desviou a incrível marca de 10 passes e tem 3 interceptações. Quando não está perdendo tackles Danny costuma ser bastante eficiente.

Wesley Woodyard

Wesley Woodyard

Terminou a temporada como o segundo jogador com mais tackles no time, porém Woddyard não foi bem. Seus números sofreram uma queda brusca num comparativo com a temporada passada. O LB passou de 5,5 sacks na temporada passada para apenas 1,5 nessa e fez 84 tackles nessa temporada contra 117 na anterior.

Nate Irving

Nate Irving

Irving é mais uma peça deficiente dessa defesa dos Broncos. Ele perdeu 8 tackles durante a temporada o que é um número altíssimo. Além disso, não fez nada que mereça um grande destaque, tem 1 sack e 1 passe desviado.

Pedro Ivo: Vantagem para Irvin + Wagner + Smith

Gustavo Zambrano: Vantagem para Irvin + Wagner + Smith

SECUNDÁRIA

Cornerbacks

Richard Sherman

Richard Sherman

Mal educado? Talvez… Talentoso? Demais! Como ele mesmo gosta de falar, indiscutivelmente é o melhor CB da Liga(alguns dizem ser o Darrelle Revis). Lançar a bola em sua direção não é uma decisão muito inteligente, Sherman desviou 16 passes e terminou a temporada com 8 interceptações. Além disso fora 49 tackles, sendo 38 solo.

Byron Maxuel

Byron Maxwell

Com a suspensão de Brandon Browner a oprtunidade de jogar ao lado de Sherman caiu no colo de Maxuel, e ele não decepcionou. Foram 13 passes desviados e 4 interceptações para ele.

Jeremy Lane

jeremy lane

Alinha geralmente como nickel. Foram apenas 4 passes desviados e 25 tackles na temporada regular.

___________________________________________________________

Dominique Rodgers-Cromartie

Dominique Rodgers-Cromartie

Foi o único que sobressaiu nessa secundária bastante deficiente dos Broncos. Vem melhorando e fazendo partidas cada vez melhores. Foram 15 passes defendidos, 3 interceptações(1 retorno para TD) e 3 tackles com perdas de jardas.

Champ Bailey

Champ Bailey

Passou boa parte da temporada lesionado, mas é uma importante peça dessa secundária, ajudará bastante na marcação aos WR dos Seahawks.

Chris Harris

Chris Harris

Com a lesão de Bailey assumiu a posição de CB. Foram 13 passes defendidos, 3 interceptações e 5 tackles com perdas de jardas.

Pedro Ivo: Vantagem para Sherman + Maxuel + Lane

Gustavo Zambrano: Vantagem para Sherman + Maxuel + Lane

Safeties

Kam Chancellor

Kam Chancellor

Chancellor sempre foi melhor contendo o jogo corrido do que no passe, onde tinha alguns problemas na cobertura. Nessa temporada houve uma clara evolução nesse quesito e teve seus melhores números na carreira.

Earl Thomas III

Earl Thomas

Discutivelmente o melhor Free Safety da Liga. Thomas terminou a temporada com 105 tackles, 5 interceptações e 2 fumbles forçados.

___________________________________________________________

Duke Ihenacho

 Duke Ihenacho

Um dos maiores tackleadores dos Broncos, foram 71 ao todo, 7 passes defendidos e 3 fumbles forçados.

Mike Adams

Mike Adams

Números bastante parecidos com o seu companheiro. 64 tackles, com 7 passes defendidos e 1 interceptação.

Pedro Ivo: Vantagem para o Chancellor + Thomas III

Gustavo Zambrano: Vantagem para Chancellor + Thomas III

SPECIAL TEAMS

Jon Ryan

Jon Ryan

Vive sua melhor fase na NFL sem sombra de dúvidas. 37,8% dos seus punts vão depois da linha de 20 jardas e apenas 6,8% foram touchbacks.

Steven Hauchska

Steven Hauchska

Kicker sólido, foram 33 acertos em 35 tentativas. O problema é que esses dois erros foram para Field Goals abaixo de 50 jardas, o que pode ser crucial para uma derrota nessa partida.

_____________________________________________________________________

Britton Colquitt

Britton Colquitt

Fez novamente uma temporada bastante sólida com 35,4% dos seus punts indo após a linha de 20 jardas e apenas 4,6% resultando em touchbacks.

Matt Prater

Matt Prater

Provavelmente o melhor kicker da NFL atualmente. Prater acertou 25 de 26 FG tentados. Seu único erro foi um FG de mais de 50 jardas, onde ele ficou 5-6 incluindo um de 64 jardas.

Pedro Ivo: Vantagem para Colquitt + Prater

Gustavo Zambrano: Vantagem para Ryan + Haushcka

Opinião

Pedro Fonseca: “Acredito que vai ser um jogo como todos imaginam, bastante truncado e que o vencedor sairá no detalhe. Todos sabemos que Peyton Manning tem problemas para lançar no frio, mas acredito que venha sendo feito um trabalho com ele aproveitando as baixas temperaturas de Denver. Acredito no Broncos pra vencer o SuperBowl acreditando na força de seu ataque e suas inúmeras peças excelentes porém respeitando sempre Lynch e a defesa dos Seahawks. Para mim o valor está nos Broncos sendo favorito por 2,5 pontos.”

Gustavo Zambrano: “É o duelo que todos esperavam: defesa x ataque, jogo corrido x jogo aéreo, etc. Ambos eram apontados pelos bookies como as duas equipes favoritas a jogar o Super Bowl e confirmaram as projeções durante a temporada. Eu não acredito que sejam as duas melhores equipes da Liga até porque para mim as duas melhores equipes fazem parte da mesma conferência, a NFC.

Manning é o melhor QB da NFL e o ataque dos Broncos é de fato impressionante. Porém acredito que os numeros totais são um pouco mentirosos. Os Broncos não jogaram contra ninguém durante toda a temporada, perderam para Patriots e Colts, enfretaram os Chiefs quando a equipe já vinha em declínio, venceram os Eagles quando o time era uma bagunça e terminaram 1×1 contra os Chargers. De resto, foram times com mais derrotas que vitórias.

Os Seahawks levaram 10 ou menos pontos em 8 jogos da temporada regular. Penso que ele tem o que é preciso para limitar o ataque dos Broncos. São um equipe mais completa, mais talentosa e como underdog de 2,5 pontos o valor está neles na minha visão.”

Análise do total de pontos na partida

Pedro Fonseca e Gustavo Zambrano: “A linha de 47 é um número justo para esse jogo. O Super Bowl é historicamente um jogo para Over mas com a baixa temperatura em New Jersey e a possibilidade de neve o jogo deve ficar mais arrastado e com mais tentativas de corrida que o normal. A forte defesa de Seattle será um empecilho para Manning estabelecer seu jogo ao passo que a defesa dos Broncos tem melhorado substancialmente durante os playoffs. Nessa linha em si eu não vejo valor, mas obrigado a palpitar o valor está no Under”

 

Autoria:  Pedro Fonseca e Gustavo Zambrano


Compartilhe:

Deixe uma resposta